terça-feira, 11 de outubro de 2016

ME DIZ O PORQUE.

       
Noivos Luar do Sertão - AL
        Sobre as Quadrilhas? TODAS VITORIOSAS, TODAS GUERREIRAS E BELAS. Ao ponto de ser, de um certo modo, injusto ter um pódio. Para mim, todas merecem ser premiadas, para mim cada uma que ali consegue chegar, deveria ser mais enaltecida, mesmo que fosse pela tão sonhada transmissão Ao Vivo, como acontece nos Desfiles das Escolas de Samba. E pra minimizar ainda mais, alguns viajam quase que um dia todo, para passar rápidos 40 segundos na TV e ainda receber várias críticas do comentarista (mesmo que justas), mas que não são vistas nas transmissões do Carnaval, e ter que agüentar zombação diante uma colocação considerada ruim. Me diz porque heim?
       Parece que cada vez mais, os grupos põem sua força, em lutar por seus cenários, do que pelo VALOR DE SUA ARTE e dança propriamente dita. Ao menos, tem sido assim nos últimos 3 anos, onde os resultados fortalecem mais e mais, essa forma de criar espetáculos juninos. Ao meu vê, nenhum “sub-enredo” deve ser maior que o enredo junino precisamente festejado. Afinal tratamos da Festa Junina, das Quadrilhas de contradança, dos cortejos entre cavalheiros e damas e de músicas que retratam nossas raízes e ritmos. Eu acho a “atualidade” linda, mas todo espetáculo junino que me encanta por seu dançar e sentir, é por mim, melhor enxergado e conquista meu coração pela emoção transmitida. E são esses, que eu acho belíssimos!
      Não adianta mentir... Eu fico sim, boquiaberta com os gigantescos espetáculos, que enchem nossos olhos por tanta beleza, tanto luxo, tanta tecnologia e cenários. Mas novamente me vejo preocupada com tal evolução. Até onde irão? E o porquê irão? Qual o motivo real para tanta inovação? Tudo isso mesmo faz parte do andar da carruagem, da projeção de nossa arte junina? E os Temas? Até onde vai a liberdade da criatividade humana? Me diz o porque...
     Às vezes, fico quieta na minha, mas meu pensamento viaja.... Pois, tenho muitos amigos, conhecidos e trocamos ideias sobre o que temos visto nos últimos anos. Hora falamos que os temas não juninos ou de nossa região. Aí após cada conversa, eu me pergunto: Será que não são juninos? Será que não são nordestinos? E porque têem de ser se todos nós somos BRASILEIROS? A quadrilha é somente Nordeste? A estória não é junina, a dança também, não é? Será? E porque continuamos chamando a tudo e todos de Quadrilha Junina?
      Continuo com os questionamentos, mas sem uma resposta convincente. E por isso estou aqui, para partilhar com vocês e claro, ouvi-los. Me diz aí povo o “porquê” de tudo?

                               Márcia Martins
Deixo imagens que expressam nosso amor pela arte de vocês, expressões, cenas de força, emoção e doação. PARABÉNS A TODOS!

Fotos por - Dinho Bocão (DB FOTOGRAFIA)
Beleza

Mostra que gosta de dançar , seja onde for


Rainha da Raiz

Me surpreendeu - PARABÉNS Aleandro

Chama coroné

Flores para quem estiver em cena sempre.

Lindos


Mary e Pedro - deu certo visse?!

literalmente "no ar", salve a Raio.

Foi bonito de vê

Tipicamente Raio

Meu filho, me fez chorar sim.

Basta olhar os rostinhos dessas crianças. LINDOS!

Viva a São João - apoio sempre Kalline.

O que eles estão olhando hein?

Um luxo

Majestade

Garra e Alegria - Besson sou tua fã

Aninha sempre contagiante

Jack sempre no "carão"

A noiva do Vermelho - lindaaa

A noiva do Azul - lindaa

Simplesmente MARCANTES, tem minha admiração.

Wagner - um dos mais promissores marcadores da nova geração.

100% entregue a arte e ao sentimento.

Quanta felicidade numa foto só

Lindooo

Deslumbrante

Completa

Força

Verdadeiro

encantadores

belos 

Joelma voltou aos tablados 

Aplausos

Viva viva ao festejo

Muito massa

lindos

simpáticos

arte

Tássia é Tássia, quem não viu precisa ver

Do telão da globo

Flávia Lima - ENERGIA A DEFINE!

Rainha entre as Rainhas.

Sempre te "enxergo" Dhiel

Eu paro e me encanto diante da imagem

E porque não chorar?

sintonia


Temática Raiz

Sábio

show

Paixão

Amor

Jááááá

Cangaceiro Duane

Apaixonantes

Sempre sorrindo

Carão é para quem tem Carão. Linda!

Vejo tanto amor nessa foto.

A fé do festejo junino

Semblantes lindos

Babaçú

Aí dança viu?!

A mais bela entre as belas noivas

Levanta a platéiaaa

DEDICAÇÃO

Uma das melhores dançarinas da Paraíba

Majestoso Amigo

Que venham mais festejos


22 comentários:

  1. 'Na essência somos iguais. Nas diferenças devemos nos respeitar.'
    Mas se não respeitamos nossas diferenças, jamais descobriremos nossas semelhanças.
    Belo texto, Márcia. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww João. Você sempre presente aqui, sempre com colocações somadoras para todos nós.

      Excluir
  2. Realmente os porquês Márcia nunca vamos saber,mais que uma transmissão ao vivo quem não quer né,ate mesmo nossos familiares nos questiona por não poder comparecer e as vezes não pode porque a maioria das vezes os concursos são dia de semana.se tivemos um pouquinho que seja de valor muito coisa mudaria. parabens a cada quadrilheiro que se doa por amor ao festejo,lindas as fotos Dinho parabéns pela matéria. Ass! Joelba Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga, fico mega feliz por sua participação aqui no blog.

      Excluir
  3. Sou suspeito a falar desse grandioso trabalho , não só por que são meus amigos ... Mais tbm pelo profissionalismo e amor com que eles param,observam e clicam cada foto com um amor e dedicação, Que nas fotos da pra vc sentir o verdadeiro sentimento !! Digo e ja disse que sou fã de vcs que pra mim vcs são os melhores do Nordeste não eh atoa que já receberam até premiação, Deus ilumine vcs sempre e nunca desistam do nosso mundo encantado que se chama quadrilhas juninas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunoooooo!!! Que alegria você por aqui. Obrigada por seu carinho, abraço forte.

      Excluir
  4. São tantos porquês que é até difícil de se saber a resposta, mas o que se sabe e que sempre queremos fazer o melhor, e o melhor está nessas imagens lindas postadas em cima. Obg por sua dedicação. Bj e adoro VC.

    ResponderExcluir
  5. Matéria Perfeita! Digna de Aplausos e Lágrimas de Emoção! Esse Blog Nos enaltece em todos os sentidos Juninos. Aplaudo de Pé!

    ResponderExcluir
  6. Entre tantos desafios que nós quadrilheiros enfrentamos , Agradeço a Deus por todo esse pouco que ainda nos resta. Essa pequena filmagem na rede globo , esse pequeno bloco dedicado as quadrilhas do nordeste , aos festivais municipal , estaduais , e principalmente pelos interiores aqui da Paraíba. É o que move e ainda faz manter viva essa tradição que assim como tantas outras tem suas origens Europeia!
    E porque desses porques , sera uma questão que no meu ponto de vista sem resposta. Apenas uma cultura continua , que ao passar das gerações vai se modificando e tomando varias formas.
    Meu tempo , estar sendo totalmente diferente do tempo do tão conhecido corone chumbinho , viveu seus momentos de glorias, lutou , ganhou , perdeu , e assim com o tempo aprendeu muito com tantos anos vividos dentro desse meio. E agora estou aqui me adaptanto aos novos tempos , que não condiz com tudo aquilo que vi meu pai fazer durante varios anos , pois tudo se baseia em concurso , e se não me adaptar , Não consigo componentes , e se não tem componente não tem quadrilha!!!

    A vida é feita de desafios , mais obter 50% de alguma coisa , é melhor do que 100% de nada!

    Pois o "BOM QUADRILHEIROS NÃO FORÇA SUA ARTE , SUA RIQUEZA É DANÇAR COM CORAÇÃO"

    Foi assim que aprendi , assim que vai ser.

    Fé , Avante!

    ASS: Paulo Henrique "Coroné"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏. Muito bom Paulinho. Sernos gratos é fato. Mas precisamos lutar sim, pois existe um real desvalor com nossas juninas. Todavia a cada evento que surge, demos VIVA A SÃO JOÃO, E estejamos lá dançando e mantendo viva a FESTA. OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS E PARTICIPAÇÃO AQUI NO BLOG.

      Excluir
  7. Minha amiga como sempre usando da filosofia existencial para sentir o festejo de forma profunda, seus questionamentos em alguns pontos são os meus, sempre observei que qualquer disputa leva a uma briga quase espartana, que as amizades se tornam liquidas , que o falar falar mal e "bater nas costa" se tornou corriqueiro, algo desnecessário já que o meu ver o mais belo é comprovado pelo sorrisos registrados nas películas que você e o Dinho nos fornecem, sorrisos os quais parecem não nutrir a van glória dos sedentos esclerosados que buscam mais um troféu para sua pratilheira empoeirada, acredito que vencer deve ser encarado como uma soma de fatores , falo isto além de títulos . Minha nobre compartilho do pesamento de Florebela Espanca que diz: "Sou uma céptica que crê em tudo, uma desiludida cheia de ilusões, uma revoltada que aceita, sorridente, todo o mal da vida, uma indiferente a transbordar de ternura".
    Diante disto vou acreditando e vou tentando fazer minha no mundo junino mesmo sabendo que existem os desonrosos que escurecem nosso movimento junino , vampiros os quais pretendem tornar tal festa popular uma eterna foto preto e branco, pálida , sem vida e anêmica.
    RONE LOPES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplausos. Vampirismo, sanguessugas e tudo mais vemos nos loucos por mais um troféu... Mas, que bom que temos os loucos por cultura e arte. Que aplaudem e conseguem sentir a arte da quadrilhinha do colégio entende?! Viva a vc viva a todos que amam o festejo sem visar apenas as vitórias alcançadas nas competições.

      Excluir
  8. Nos últimos anos o que enxergamos são, os concursos praticamente nos obrigando a fazer espectáculos lindos aos olhos de quem assiste, mas pra aquele que vem da raiz que vem da tradição isso tudo é exagero. Se não montar realmente um espetáculo dificilmente as quadrilhas em festivais terão boas colocações. Mas aí deixo outra pergunta mas quadrilha só é pra festival? Tá tudo tão profissional mecanizado, que o que é verdadeiro o que é sentido está cada vez mais acabando, outra coisa também é essa questão do closer, do individual, vamos lembrar quadrilha é conjunto e não é feita de uma única pessoa. E outra a maioria dos brincantes hoje em dia só dançam na quadrilha do momento ou naquelá que só faz ganhar. Lembrando sem generalizar pois tem ainda muito que dançam por amor ao são João e não por amor a querer aparecer.

    ResponderExcluir