sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Onde ELE ESTÁ?

     Bem caros amigos....
     Estava eu refletindo sobre nosso São João e me fiz a seguinte pergunta: " Onde 'ELE' esta?" Gente cadê nossa grande festa? Nossas fogueiras? Nossos ritmos? Eu poderia responder perante a estilização das quadrilhas, mas de uma forma justa culpá-las seria injusto de minha parte.
    A s Quadrilhas Juninas tem grande porcentagem de culpa, porém as Prefeituras, as organizações dos Festivais, todos estão envolvidos na desvalorização da riqueza existente em nossas raízes.
    São tantas regras, tantas estruturas e gastos pra fazerem festa nas ruas e então me pergunto: Será que não da pra incluir nessas regras a população fazer suas fogueiras? Dá pra incluir os trios pé de serra entre as atrações da noite?
    Sobre as quadrilhas Juninas...O que tenho a falar é EMPENHO!. Que todas tenham empenho em resgatar, em manter viva não a sua própria quadrilha, mas sim, a FESTA JUNINA. Se cada uma fizesse sua parte, enquanto Cidade, enquanto Estado acho que seria claro a identidade de cada um. Infelizmente, chego aos festivais e o que vejo são quadrilhas trazendo um pouco de cada uma daquelas consideradas "as melhores" espalhadas no Nordeste. É feio e pobre, e fortemente triste.
Infelizmente , tenho que terminar soltando uma frase bem repetitiva nos dias de hoje: " ISSO É O QUE SE TEM PRA HOJE!"

Márcia Martins

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma foto para ilustrar aqui viria bem. Vejo que a mocinha tem opiniões pessoais para dar, uma 'jornalista' especializada em coisas juninas...rs

    ResponderExcluir
  3. Pois é Marcia,sabias palavras para ilustrar o nosso São João tão presente no nosso sentimento de quadrilheiro,tão forte igual a labaredas das fogueiras em louvação aos santos juninos,essa é a nossa festa a mais esperada do ano da qual viramos estrelas,fogos,luz e dança no qual nos faz refletir o quanto é importante a nossa FESTA DE SÃO JOÃO.

    ResponderExcluir