quinta-feira, 5 de abril de 2018

SANFONA BRANCA - 1 ANO SEM SEU PEDRO.

 
     Desde do ano passado que guardo lembranças, sentimentos sobre algo que vivi bem de perto, junto aos amigos da Sanfona Branca.
     Foi um ano tão diferente de todos, tão intenso em ALEGRIAS e infelizmente em DOR. Como muitos sabem, eu e Dinho fizemos parte da fundação desse grupo e por saber tanto deles e sobre eles, não nego a ninguém o imenso CARINHO que temos por eles. A Sanfona Branca de meus Padrinhos de Casamento – José Pedro e Maria da Penha. A Sanfona de AMIGOS reais, tais como Kalline Pedro, Wallison Pedro, Elaine Pedro e Diego Pedro. Amigos como Joelba Alves, Karoline Carvalho, Edson Alves, José Maciel, Graciele, Wanessa, Bruna, Marquinhos, Diego, Talita e outros, que no decorrer do tempo também criaram laços de cumplicidade e amizade conosco, bem como Wagner, Anderson, Dani, Brunna e Ramon, Eduardo e demais, pois hoje já são tantos não é mesmo?!
     Bem, participei da luta inicial, tava lá quando éramos apenas 5 pessoas e não 7 casais. Tava lá quando escolhemos Seu Pedro para Presidente, pois era como nosso pai. Eu tava lá quando conseguimos atingir a quantidade de casais permitido nas competições. Tava  lá quando pela primeira vez passamos a sequência inteira do Meu Canto Nordeste e choramos no pátio da Escola Maria de Fátima. Tava lá na primeira conquista; Na primeira derrota. E também na primeira cena de desrespeito(2008) vindo de outros grupos em relação a Sanfona. O interessante é que parece que já havia vivido tudo em 3 anos estando de “dentro”, mas pasme, foi estando de “fora” que pude viver coisas ainda não vividas....
       Eu estava na casa de Seu Pedro dando força a alguns de seus filhos quando ele passou muito
mau, e seguidamente alí estava quando a triste notícia de sua partida se deu. Tudo que eu havia
escutado dele sobre seus sonhos para sua junina eu vi se realizando sem a presença dele. Eu vi tanta cena triste naquele dia...tanta dor!!! Eu ouvi promessas. Eu ouvi homenagens! Vi o velório e o sepultamento mais lindo – Era um cortejo de rosas, com seus amigos músicos e dançarinos cantando e levando o caixão dele - Vi seu grupo gritando “Confia no Senhor e o Mais Ele Fará”, vi e ouvi o último SAN-FO-NAAA dos seus junto a você.
        Depois dalí, foram tantos baixos e altos. Seu Grupo realizou um sonho seu, eles se apresentaram para o Nordeste da forma que o senhor queria, falando sobre nossa região, dançando algo mais pé no chão. Eles não venceram lá (foi a única competição que não ganharam viu?). Foi Uma Tarefa dura e fascinante sim! Eles se perderam sem sua presença, mas me parecia, que o seu amor pelo o São João os tocou, e eles se reencontraram, e seguiram dançando e conquistando. Superaram as critícas, as muitas críticas, superaram a falta de recursos e financeiro. Teve um tantão de quadrilheiros que estenderam a mão, assim como o senhor sempre fez aos seus. Que o diga a turma da Lageiro Seco, da Flor do Mandacarú, Xiado na Chinela e Lampião. Foi muito lindo isso, unidos em prol de um grupo, de uma Cidade, de um Estado. Unidos pelo exemplo que Zé Pedro deixou. Seus componentes foram aos sinais, fizeram vaquinha na internet, eles deram show de FORÇA DE VONTADE. E por mais que eu os visse fazendo aquilo, eu ENXERGAVA O SENHOR! Afinal essa era a sua MISSÃO, criar e cuidar de suas duas famílias : Família Pedro e Família Sanfona Branca.
     Daqui a alguns dias completará 1 ano de sua partida para o plano celestial, e quem aqui ficou, diante de tanta coisa que já mudou, deve se QUESTIONAR muuuito sobre tais mudanças. Todavia Seu Pedro, eu vejo sua família alí dentro, vejo seu humilde e singelo “exército, de coração simples” como o seu. Mas hoje, 1 ano após, infelizmente convivemos mais uma vez, com as decepções. Findou-se o Ciclo 2017, e pareciam ter esquecido o que foi prometido em seu leito de morte. Por favor entendam, não me cabe julgar e nem culpar, pois sou cheia de erros também,  é verdade! Mas meus caros (também amigos), diante do todo vivido em 2017, compreendam que fica difícil acreditar, COMPREENDAM que tenho SENTIMENTOS do mesmo jeitinho que vocês, e por fim compreendam que  e é conturbado acatar    tudo rapidamente, e não ter ressentimentos. Eu me dei UM TEMPO quieta, pra tentar assimilar AS COISAS e talvez, seja por isso que verdadeiramente respeito o “DIREITO  de IR E VIR” que TODOS nós temos. Sei lá no fundo TODOS os envolvidos SE ABALARAM MUITO e tem sim a Seu Pedro um enorme rspeitor. Contudo peço que reflitamos para não voltarmos a repetir os mesmos erros. SEJAMOS FELIZES, ONDE ESTIVERMOS!!!
        A vida segue, tudo parece tomar um rumo que cada um escolheu, uns parecem felizes, outros fingem assim estar. Ao fim de tudo, eu olhei para a arte da camisa 2017, li aquela frase, vi aquele homem sozinho e digo: Rone Lopes você acertou e por isso ele tanto acreditou – “ A TAREFA DE VIVER É DURA, MAS É FASCINANTE” – descreve o Sr. JOSÉ PEDRO, PRESIDENTE (IN-MEMORIAM) DA SANFONA BRANCA, UM PAI, UM AMIGO, UM LÍDER!!! A tarefa continua, e saiba que aquilo que o senhor lutava pra manter, estão de pé - SUAS FAMÍLIAS!!! E elas estão pondo em prática um outro grande sonho seu...
       “DOIS AMORES” vem aí!!!

Desejo total SUCESSO a TODOS que SÃO e FORAM desse grupo!! Amizade e Maturidade andando juntos, avante!!! 
Uma Canção que ele cantava com vontade: 

Eu Tô chegando Venho de mudança E cheguei pra ficar Meu abraço é pra quem me recebe Meu perdão Pra quem me desprezar Porque venho De muito longe Minha roupa cheia de poeira Tem história pra contar Mas cuidado moço Todo dia tem depois E na casa do saci Uma calça dá pra dois Fala pouco Se não tem o que falar Quem não pode com mandinga Não carrega patuá Vou dizer que acima da Terra E abaixo de Deus... Eu sou mais eu (3x) Oh morena De todos os homens que já foram seus Eu sou mais eu (3x) Eu não durmo com o olho dos outros Que o sono não é meu Eu sou mais eu (3x) Sou da sanfona e a gente só ando com Deus
      
Márcia Martins

Da o PLAY




3 comentários:

  1. Poxa Márcia, me pego aqui deitado em minha cama nesse exato momento lendo tudo isso que você descreveu, e me pego em emocao por cada palavra colocada nessa singela homenagem. Que orgulho eu tenho de ter aceitado o pedido dele, e me orgulho em dizer que seu Pedro era mais que um Pai,e que hoje continuo fazendo parte daquilo que ele sempre sonhou. Parabéns ao Blog parabéns a Márcia a Dinho vocês são grandes em coração. Emocionante

    ResponderExcluir
  2. Emoção toma conta de mim em ler esse texto, apesar de não ter tido proximidade com Sr.Pedro eu o admirava e respeitava muito. Que Deus o coloque em um bom lugar.🙏

    ResponderExcluir
  3. VC como sempre acalma meu coração em meio de tantos conflitos. Sempre respeitei e respeito o direito de ir vir de todos. Mais jamais aceitarei o desrespeito com o que faz parte de sua memória. A nossa Sanfoninha tá aí e gigante, mas que quero que encante como o nosso " Meu Canto Nordeste ", que em meu ponto de vista por mais belo que possam achar da sua 2° versão nunca terá o encantamento do simples, do nosso amor,da nossa primeira vez. "Isso é um ponto de vista Meu", então essa desacreditada por falta de respeito em desejar o mal a um filho de seu Pedro como EU, jamais merecera o meu respeito, respeito que meu PAI tinha de todos, por sempre defender sua Sanfona sem precisar prejudicar ou desejar mal a ninguém. A Sanfona não merece ser respeitada por quem faz hoje sua história e sim pela trajetória que Ele criou, que as diferenças entre pessoas, fiquem entre elas e não denigram e desejem mal a algo que Ele lutou tanto e lutou até morrer. Meu amigo Rone Eu o admiro justamente por isso, não é a camisa que veste que mostra o seu caráter e sim seu coração e o respeito ao Meu Pai a sua memória! Amo Vocês! Que tenhamos mais amor no São João!(Kalline Pedro)

    ResponderExcluir