terça-feira, 15 de maio de 2018

LAGEIRO SECO- Festa de Lançamento do Tema 2018



     Oláaa minha nação quadrilheira, como muitos sabem é tradição paraibana os Encontros juninos no mês de Maio, hoje denominado em outros Estados, e até mesmo por aqui, como Pré-Junino. Pois bem, sábado, dia 12 de Maio aconteceram alguns eventos, 3 em João Pessoa e um em Santa Rita. Só estivemos presentes na Festa de Lançamento do Tema da Lageiro Seco, mesmo assim, ficamos super felizes em saber que as demais festas foram de grande sucesso, igualmente foi a da Lageiro.
   Pelo segundo ano, a Lageiro opta por fazer uma lançamento diferente, promove um Encontro de quadrilhas e lança sua temática para o ano corrente. E não resta dúvida, que vem dando certo essa forma, é gostosa e atraente diga-se de passagem. Por lá apresentaram-se 11 quadrilhas além dos donos da casa, foram elas:  Forró Bodó de Duas Estradas PB, Matuto do Alto de Bayeux PB, a Lageiro Seco Mirim (que fofurice é essa hein?); Dando continuidade veio a Paixão Nordestina de Cajá PB, seguida da atual campeã paraibana a Sanfona Branca; Lá de Belém PB, veio a Manuel Cardoso, que esse ano apresenta um espetáculo do nosso querido Nilson farias, nota 10 pra esse seu noivo viu? Show!! E por volta da meia noite, como anunciado, a anfitriã entrou em cena e nos apresentou o tema 2018: “Ribeiras - Uma Festa Junina em Louvação ao Povo do Rio”. Uma apresentação cheia de tecnologia e pompa e que aguça o desejo em nós,  pra que venha logo o conjunto da obra, não é mesmo?! Segundo o Diretor e Projetista Rone Lopes o tema se resume assim : "A quadrilha Lageiro Seco em seu espetáculo 2018 tem a perspectiva de apresentar as festas juninas que acontecem nos povoados ribeirinhos, sendo este loco riquíssimo em miscigenação cultural.
Para este trabalho observamos o quanto a população RIBEIRA aglutina manifestações antropológicas das mais variadas vertentes. Todo esse “viver ribeirinho” nos fez apreciar e produzir um espetáculo onde religioso e profanos se encontram nas ribanceiras.
Assim, o “povoado” que margeia os rios em seus meandros apresenta-se na festança da lageiro como fruto de um Nordeste plural em musicalidade, garra e fé". 
    Bom, depois dos anfitriões tínhamos mais 5 grupos para prestigiarmos, e como valeu a pena ficarmos até o final, vê a Flor de Lírio é sempre um prestigio e um bem pra alma; em seguida veio A Riacho fundo, e na sequência veio a Xamego Arretado que em seu primeiro ano, já chega fazendo uma limpa e bela apresentação, estão de parabéns. A antepenúltima quadrilha da noite foi a Raiz Nordestina que também fez uma bela apresentação e encerrando a noite, veio lá de Campina Grande, a Junina Cambebas que nos encantou com sua garra e beleza.
     Percebe-se que o evento foi lindo e que as quadrilhas prometem, mais um ano apresentar ao público excelentes trabalhos, dando assim, bastante trabalho as comissões julgadora.
     E pra terminar quero PARABENIZAR E AGRADECER  todos da Lageiro Seco pelo o convite e pela a atenção dada. Sucesso!!

       Um São João de alegrias para todos!!

            Márcia Martins


 Foto por Dinho Bocão (DB-FOTOGRAFIA):



Hildevanio Macedo e Luciano Dantas













































































































































































































































6 comentários:

  1. Os melhores cliques. Obrigada Márcia e Dinho por eternizar esses momentos....

    ResponderExcluir
  2. Gratos somos nós, por cada um de vocês que veem até aqui e deixam seu comentários

    ResponderExcluir
  3. Sempre o blog nos ajudando a promover cultura.
    Quero agradecer a presença de vocês por mais um encontro e falar que hoje o Estado da PB tem mais representação devido a maravilhosa propagação da mídia do blog. Rone Lopes

    ResponderExcluir
  4. E como foi boa esta festa. Dançamos, revemos velhos amigos , confratenizamos e nos divertimos. Obrigado a Márcia e Dinho por toda essa cobertura do nosso mundo junino.
    Acredito no crescimento de vocês, pois onde tem o amor envolvido Deus proverá.

    ResponderExcluir