terça-feira, 2 de setembro de 2014

A SAUDADE já começa a ser "morta", JÁ VÃO RECOMEÇAR!



A emoção ao término de mais uma apresentação - Joelba Alves - SANFONA BRANCA- PB

Estamos iniciando o mês de Setembro, e após poucos mais de 2 meses a Nação Quadrilheira já começa a se mobilizar para o próximo Festejo Junino. Alguns grupos darão início aos seus ensaios para 2015 já nesse mês... Eu particularmente só sinto a “sede junina” após o Carnaval, mas fazer o que se os dias de hoje são assim?!
De todo modo, o São João fica martelando dentro de mim sim. E ainda mais com um arquivo maravilhoso, de imagens como as que possuo aqui? Vira e mexe cá estou eu olhando as belíssimas expressões dos brincantes desse Nordeste lindo. E olhando as fotos me vem as inspirações. Por exemplo, me perguntei hoje porque e como se explica tanto amor por tal arte? Como é bom esse meio, que apesar de tantas discórdias nos oferece tanto entretenimento, amizade e realizações não é mesmo?!
Onde encontro um colega ou amigo quadrilheiro surge o assunto: SAUDADES!
É gente, mal termina um ciclo e já tem uma grande maioria afobado pra que comece o outro São João. Pra que comece a disputa pela fila da frente, pelos destaques que cada grupo e tema irá oferecer. O melhor de tudo é enxergar que a cada Festejo surgem amizades verdadeiras, novos amores. Claro que entre as coisas boas sempre acontece de rolar as traições, as brigas, o desgosto e por fim as mágoas. Seria hipocrisia dizer que em nossa Festa não existe isso. Se não existisse as falsidades, o descaso, o desrespeito entre componentes, entre direção e componentes, entre dono e direção, entre dono e dançarinos, entre representantes de entidades e quadrilheiros, é certo – EXISTIRIAM MUITO MAIS QUADRILHAS DO QUE TEMOS HOJE. Digo ainda, que se não houvesse tanto ego, tanto interesse pessoal envolvido, não existiriam as DESILUSÕES JUNINAS que afastam tantos brincantes.
Contudo, o bom mesmo é O BOM que existe! O bom SÃO AS MELHORES COISAS DO NOSSO CICLO E AS MELHORES COISAS SÃO NOSSAS BOAS LEMBRANÇAS.
Parar numa roda de amigos e relembrar os bons momentos de cada ano... é massa sentar e assistir o DVD do espetáculo e daquela apresentação que de tão emocionante volta a nos emocionar ao rever. As amizades que se perduram e se estendem além dos grupos, além das fronteiras entre cada Estado de nosso Brasil, especialmente nosso Nordeste. Essas são sem dúvidas as melhores coisas, SÃO O MEU COMBUSTÍVEL PRA NÃO PARAR. Pra continuar tirando dinheiro do meu próprio bolso ( mesmo sem dançar) pra ir prestigiar os eventos juninos em nossa redondeza.
Ah como seria bom se as competições fossem “claras e limpas” e se todos os quadrilheiros não se deixassem “cegar” pela vaidade dos títulos conquistados. Se isso existisse e de fato fosse maioria entre nós quadrilheiros, tudo seria ainda, certamente BEM MELHOR!
Então que vai iniciar que se INICIE BEM. E para os grupos que ainda vão recomeçar que tudo se conduza bem também.
SAUDADES DE TUDO!

Márcia Martins e Dinho Bocão (DB- FOTOGRAFIA)


















5 comentários:

  1. Adorei a matéria , me identifiquei com suas colocações perante esse mundo junino, que tão complicado e ao mesmo tempo emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "COMPLICADO E EMOCIONANTE", EXATAMENTE ISSO ANDREZA. ABRAÇOS E OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  2. A essencia dos festejos juninos esta presente nos reais vivenciadores das nossas quadrilhas. Pessoas que amam o que faz e onde faz bater no peito e dizer eu Sou ....... nao prova que vc ama o que faz, para mim hoje nao adianta so dança temos que nos entregar de corpo e alma para sentir esta essencia , Seja em qual for o Grupo.
    Gutenberg Santo
    E VIVA AO SÃO JOÃO.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É por meio desta e outras oportunidade que temos para dizer o quanto é importante na vida de um brincante, amante da cultura no meio junino,não importa as conquistas onde a maior dela é ter e sentir a emoção de quando entramos em um pavilhão quando quase que impossível sua existência,ou em um tablado que subimos.sabemos tamanha satisfação que temos em nos dedicarmos meses em pro a esse objetivo(dançar quadrilha). Que venha 2015.

    ResponderExcluir