quarta-feira, 26 de agosto de 2015

RETORNANDO COM AS MATÉRIAS...

O Olhar permanecerá ATENTO.

      E então eu resolvi dar um tempo...
      Mas acho que é normal, perante a exaustiva temporada junina de 2015, que para nós do Blog, é intensa, a partir de Março e segue até Julho. Período esse, onde prestigiamos e divulgamos ensaios, eventos, temas e por fim, as grandes estreias dos Novos Espetáculos Juninos.
        E o que falar sobre o Festejo Junino 2015? - Bom, creio que seria preciso alguns blocos de anotações para falar tudo né?! Mas vamos falando aos poucos...
     Foi um ano em que mais uma vez, para alguns Grupos o importante foi VENCER,  e não exatamente FAZER O SÃO JOÃO “FESTA DO POVO PARA O POVO”.  E talvez tenha sido isso que mais me inquietou, é tanto “bafafá” nos bastidores desse mundo, é tanta HIPOCRISIA e Ego nesse movimento que eu me entristeço, e então me pergunto: “Há alguns anos tem sido assim Márcia, então por que você ainda continua?” E mesmo confusa ou entediada, eu sei qual é a resposta – “AMOR”. É isso! Por mais que existam as sujeiras e as sacanagens, eu persisto, pois faço parte do grupo que tem ESPERANÇA. Esperança que tudo melhore, não em grandes produções ou luxo. Mas, melhore em Qualidade de Integridade, Coerência e Amor por esse Festejo Popular. É preciso nos profissionalizarmos sim, termos visão de empresa... Mas sejamos conscientes que precisamos buscar o “Novo”, sem esquecermos  ”Quem Somos”.  Sem esquecer o ritmo que nos move. É preciso se ouvir mais o som da Sanfona do que da bateria, compreendem? Sempre temos comparado as nossas Quadrilhas Juninas com as Escolas de Samba do Rio de Janeiro. E nem sempre tal comparação é positiva, pois é frequente o sentido “pejorativo”, tipo: “Tá parecendo mais carnaval do que São João”, “Isso é carnaval ou quadrilha junina?”. Essas colocações são constantes e os debates sobre tudo isso também. Não defendo o tradicionalismo puro, mas não abro completamente mão, de minhas origens em busca de um novo para “o obter títulos”, entendem? EQUILÍBRIO, eis o que vejo como CORRETO. ( Lembrando sempre que o que escrevi, é APENAS MEU PENSAR, e não uma CONCLUSÃO ou imposição DE CONCEITO, OK?)
       De todo modo, foi um Ciclo Junino de SUPERAÇÕES para muitos grupos e brincantes. E é certo vivenciamos Lindos e Alegres, além de EMOCIONANTES momentos. PARABÉNS A TODOS VOCÊS, GUERREIROS!

     Grande abraço,
         Márcia Martins e Dinho Bocão (DB - FOTOGRAFIA)

OBS: Abaixo, através da legenda de cada foto, falo sobre o que me chama sempre atenção, sobre o despertar de pensamentos, ao assistir cada apresentação. (somente quadrilhas paraibanas nessa matéria.) 
Sr. Índio - Pai de dançarinas da Fogueirinha , sempre voluntário na Produção da mesma.

José Maciel - Ator e Diretor - Sempre atuante. Sabido que só esse rapaz. rsrsrs

A Magia de alguns Temas.

"Chegou o dia eu vou girar a minha SAIA..."

AS BANDEIROLAS ME COMPLETAM MAIS QUE AS LUZES.

Família junina crescendo

O Futuro que precisa ser INCENTIVADO AGORA.

Jéssica Sousa e Edu Wictor - Uma explosão de "simplicidade ENCANTADORA.



7 comentários:

  1. Mais uma linda matéria, de palavras verdadeiras que retratam o sentimento de muitos brincantes e apaixonados por essa arte. Parabéns meus amigos Márcia e Dinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você grande André, por sempre estar prestigiando nosso trabalho. Grande abraço.

      Excluir
  2. Mais uma linda matéria, de palavras verdadeiras que retratam o sentimento de muitos brincantes e apaixonados por essa arte. Parabéns meus amigos Márcia e Dinho!

    ResponderExcluir
  3. Já disse uma vez e continuo a achar: ainda prefiro as coisas mais simples; aquelas que são feitas com tanto amor, determinação e verdade, que acabam se tornando perfeitas!
    Cheiro Márcia e Dinho.
    João Santos.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida você sempre existencial no modo como ver uma festa tão popular, na verdade concordo com tudo que você colocou e acho também uma luta de EGOS onde se vence o bril egoísta da maioria.
    Na verdade minha amiga continuamos em tal meio porque amamos e ainda guardamos lembranças de época que o sorriso era melhor que qualquer título.
    CANSADO também estou e não sei meu caminho 2016, mas convites não me faltam e isso me deixa extremamente feliz, amo pesquisar,amo historiar e também é uma forma de ser retrogrado na cultura do povo,e por fim revivendo assim a gênese de algumas formas de manifestações populares.
    Cansado da não valorização aos novos talentos , cansado daas brigas acirradas por quem usa o véu da noiva ,cansado para quem é a grande campeã das roupas...
    Cansado de tanta nojeira envolvida, mas darei a mesma resposta que a sua : `` É O AMOR QUE MOVIMENTA Á CONTINUAR´´.

    Ass: RONE LOPES

    ResponderExcluir