quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CONCENTRAÇÃO E ESPERA

concentração e oração

      Ano após ano as cenas se repetem...
      Quando chegam as Competições juninas, os ânimos se alteram, as emoções são mais fortes e a adrenalina é super, super gigante! Cada um tem sua maneira de sentir e esperar a sua hora de entrar no arraiá. Tem gente que sorrir de nervoso, outros sorriem por felicidade mesmo. Tem aqueles que são o estresse em pessoa (rsrsrsrs). Outros ficam focados, sérios, concentrados.            Existem a turma da "dose", tem que beber uma dose de cachaça pra enlouquecer ainda mais (rsrsrsr), e ainda tem arranjar um jeitinho (pois nem sempre os líderes liberam ). Tem também a turma dos que se isolam, preferem ficar quietos  sozinhos. Tem a turma detalhista, que sai olhando e ajeitando, saias, make, chapéu, cenários entre tantas outras coisas.
     Sim! Não posso esquecer da turma do "questionário", eles tudo que vão lembrando vão perguntando:" fulano, tu decorou o texto?: "Pegasse o cabo?"; "Testa o microfone visse?"... E  por aí vai. Eita.. e a turma do "tô me mijando"? kkkkkkkkk 
    Eu falo com propriedade sobre essas coisas, pois vivi na prática como brincante, e também como diretora, essas realidades. Contudo, muito provavelmente hoje em dia, diante das enormes estruturas dos espetáculos, as recomendações são bem maiores. Que bom que tô aqui, e posso continuar a vivenciar tais emoções junto a vocês!
       Infelizmente, nos bastidores dessas "concentrações", nem sempre existem a estrutura correta para acolher de forma digna a todos os grupos. Como vêem nas imagens, cada um procura se organizar e esperar conforme o local. Volto a questionar-me: E se chover? Onde vocês se protegeriam? Bem, isso já é outro ponto, que inclusive já falei por aqui numa outra matéria.
       Hoje quero apenas reiniciar as nossas atividades de uma maneira positiva, pois não vejo nas imagens e nem nos rostos de vocês tristeza alguma, quando alí estão, prestes a dançar e brilhar. Num Festival que para a maioria dos quadrilheiros, é como uma Olimpíada para um esportista, o Regional da Globo é o ápice competitivo das Festas Juninas, tenham certeza disso! E o ano de 2018 foi maravilhoso! Muitos espetáculos belíssimos, e quem chegasse alí nos agradaria de fato.
     Bom, como o assunto aqui, é o sentimento e postura durante a Espera e Concentração, eu não vou falar sobre resultados, beleza?!
       Que tudo comece, e vamos vê no que vai dar 2019.

           Abraços juninos,
                     Márcia Martins

Fotos por DINHO BOCÃO

Matutos do Rei - MA








Capelinha do Forró - BA





Lageiro Seco - PB





Babaçú - CE




Lumiar - PE



Coração Nordestino - RN



Luar do Sertão - AL


Lageiro Seco PB

4 comentários:

  1. É isso mesmo todos os sentimentos junto e misturado,uma emoção sem explicação toma conta da gente.vamos a luta força pra vocês, ansiosa para 2019

    ResponderExcluir
  2. Eu sou de várias formas aí. O stressado. Questiono tudo e gosto de isolamento.
    Em fim essa matéria é foda pois mexe com nossos pensamentos , será que conseguimos mudar nossas formas de comportamento?
    Pra variar lindas fotos Dinho Bocão.
    Parabéns Marcia Martins pela matéria e seu empenho pela nossa cultura.
    E que venha 2019
    Santas e Cangaceiras
    #juninaSanfonaBranca2019
    Gutenberg Santos

    ResponderExcluir
  3. A concentração pra mim, é a hora do choro, de alívio por ter dado tudo certo, depois dos ensaios das noites terminando os figurinos os estresse, o nervosismo toma conta. É uma emoção única, só sabe quem ama.

    ResponderExcluir
  4. 2019 vai ser um ano belíssimo p tds!!!
    Blog Coisas Juninas (Dinho, Márcia e Kauê) já esperando os maravilhosos registros de vcs!!! Bjs!!! Tchêêêêê!!!

    ResponderExcluir