sexta-feira, 8 de maio de 2020

Entrevista com o Diretor da FUNJOPE - SR. MAURÍCIO BURITY

       

        Oi Nação Quadrilheira de João Pessoa. No dia 24 de abril do ano corrente, nós do Blog Coisas Juninas, tivemos uma breve conversa com o Sr. Maurício Burity - Diretor Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE. 
      Maurício Burity é Advogado e empresário com MBA em marketing e em Gestão Empresarial. Foi presidente da Fundação de Cultura do Estado da Paraíba (Funesc) de 2009 a 2010. No campo empresarial, já foi sócio-diretor da MB Consulting, da Agência Um de Comunicação e da distribuidora Antárctica de Bebidas. Está a frente da FUNJOPE  à 7 anos. 
        A pauta da entrevista foi sobre como ficarão os Festejos Juninos e demais Eventos Culturais de João Pessoa, em meio a Pandemia do Covid 19. 

Blog Coisas Juninas - O XXIV Concurso de Quadrilhas de João Pessoa, que faz parte do Calendário do mês de Junho da Funjope. Irá ocorrer? Será adiado ou cancelado? 
Maurício Burity:​ Devido ao Covid 19, não iremos realizar em junho ,nenhum evento público , inclui-se o São João.  Ainda é incerto o retorno dos eventos  culturais, sobretudo eventos que envolvam aglomeração . 

Blog Coisas Juninas - Ano passado a Prefeitura juntamente com a FUNJOPE lançou uma nova modelagem para as Festas Juninas da Capital. Tivemos uma programação bem ampla na cidade... Já em 2020 como fica o mês esse período que é a Maior Festa Popular do povo nordestino? 
Maurício Burity: Estava previsto no nosso planejamento do São João , o mesmo formato do ano passado. 

Blog Coisas Juninas - O Edital anual voltado para as Quadrilhas Juninas, continua ativo ou será cancelado? Se cancelado qual o direcionamento dessa verba? 
Maurício Burity: A Funjope não recebeu nenhum recurso financeiro da Secretaria de Finanças relativo ao São João, seja o repasse para o Festival de Quadrilhas ou para pagamento de cachês.  Infelizmente não podemos ainda prevê ,o retorno dos eventos culturais na nossa cidade, seja motivado pelo Covid 19 bem como o impacto financeiro nas contas públicas 

Blog Coisas Juninas - Em relação ao Concurso, quem projeta a logística da estrutura do concurso? A Funjope ou a Liga? 
Maurício Burity: A Funjope além de pagar as Subvenções para as quadrilhas juninas também investe na estrutura do pavilhão. A Liga é a responsável pelo concurso. 

Blog Coisas Juninas - Quem desenha a estrutura do Concurso a Funjope ou a Liga? 
Maurício Burity - É idealizada em conjunto. 

Blog Coisas Juninas - Já pensaram em melhorar a questão do tablado para os próximos anos? 
Maurício Burity: Tudo o que for preciso para melhorar a qualidade dos equipamentos, a FUNJOPE não se furtará 

Blog Coisas Juninas - Ano passado, a fortes chuvas em pleno período do Festival. Acabou atrapalhando um pouco. E foi complicado para todos os envolvidos. O que foi revisto, caso isso torne a acontecer nos anos futuros? Maurício Burity: Todo pavilhão bem como as arquibancadas são cobertas. 

Blog Coisas Juninas -  Existiam apenas duas tendas na parte da concentração das Juninas. Nem sempre, cabem todos, perante o volume dos trajes e quantidade de integrantes. Seria possível ampliar a quantidade de tendas? Ou isso não atrapalharia a área de trânsito dos cenários das mesmas? 
Maurício Burity: Todo equipamento que a Funjope oferece , sempre é discutido com antecedência com a Diretoria da Liga. Caso haja necessidade de mais tendas, não tem problema em atender 

Blog Coisas Juninas - Entendo... Até porque vocês ( Funjope e Liga), bem como nenhum de nós, imaginávamos que teríamos tantas chuvas naquele dia, não é mesmo? 
Maurício Burity: Exato! Infelizmente, para quem faz evento, a chuva é o maior complicador. É o risco, às vezes temos que passar. 

Blog Coisas Juninas - Nós do blog, sempre enaltecemos esse ponto. Pois temos uma grande estrutura sim, nós que conhecemos bem a história desse festival e da juninas, pois dançávamos. Sabemos o quanto a evolução é real. E a gestão de Luciano Cartaxo e sua nos ofereceram um grande avanço. Parabéns.  Maurício Burity: Obrigado 

Blog Coisas Juninas - No início esse concurso era realizado a céu aberto, no conventinho. Quando chovia,  mesmo o tablado sendo erguido de forma suspensa. Para chegarmos até ele, trilhávamos um caminho de lama. Sempre procuramos vê o lado positivo das coisas. O festival precisa melhorar alguns pontos? Sim, é notável que sim! Mas o que possuímos precisa ser reconhecido, valorizado e parabenizado sempre. 
Maurício Burity: Importante ressaltar, que o investimento no São João é maior para as quadrilhas juninas do que os shows. Estamos sempre à disposição de ouvir todos que trabalham diretamente ou indiretamente no São João. Toda sugestão é bem vinda . O legado das Quadrilhas é imenso, cada ano eles se profissionalizam. 

Blog Coisas Juninas -  Existem algumas juninas, com muitas dificuldades para estarem nas ruas. Esse ano por exemplo, o número caiu para 20 juninas. Qual dica o senhor como Diretor da Fundação de Cultura de nossa cidade, daria para elas?  
Maurício Burity: A Funjope sempre apoia esses eventos com Som , palco e dependendo da tradição , até atração artística nós colaboramos. Importante realização da Funjope ,foi o palco que montamos em frente a feirinha de Tambaú . Todos os sábados de Janeiro a Janeiro, só toca trios pé de serra. Este projeto visa atender os trios de forró o ano inteiro, dando oportunidade para eles tocarem não só no período junino, mas também em outros meses. 

Blog Coisas Juninas - Seria possível, mediante a situação do Covid se amenizar em Junho ou Julho... Seria super legal um investimento para Formação dos Donos das Quadrilhas. Lhes oferecendo seminário Administrativo, entende? Visando soluções e motivação para que eles não desistam dessa arte tão linda. 
Maurício Burity: Uma boa ideia. A minha grande preocupação é o impacto financeiro nas contas da prefeitura devido a quarentena. 

Blog Coisas Juninas - Verdade. Super preocupante mesmo. E diga-se de passagem, Luciano Cartaxo tem sido muito rápido em suas decisões diante a pandemia do Covid 19. E isso tem ajudado muito. Nos bairros populares, muitas pessoas ainda não entendem de fato a causa. Muita gente nas ruas, sem máscaras.. Mas de forma alguma, podem dizer que os órgãos públicos nada fizeram. Nossa cidade, foi umas das primeiras a iniciar o Isolamento Social no Brasil. Agora Cabe a população fazer a sua parte também.  

Blog Coisas Juninas - Sr. Diretor, desde de já agradecemos sua disponibilidade para esclarecer algumas dúvidas sobre as Coisas Juninas da Capital Paraibana. Maurício Burity - Obrigada, estou a disposição. 

Márcia Martins








3 comentários:

  1. Muito bom. Falou exatamente sobre tudo. Agora nos resta aguarda e ver as futuras soluções. Grande abraço a todos. 🤠

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meus amigos sempre com informações importantes, uma dor saber que não temos data prevista para o nosso festival, que por anos nos trouxe tantas alegrias, que essa pandemia acabe logo para nos erguer e seguir nossas vidas. Um abraço saudades.Joelba

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pôr mais uma matéria cheia de esclarecimentos sobre nossos festejos junino.
    Valeu Márcia e Dinho
    Blog top. Gutenberg Santos

    ResponderExcluir