quarta-feira, 20 de março de 2013

OS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS SÃO UMA SOMA POSITIVA OU NEGATIVA PARA AS QUADRILHAS JUNINAS?




Manú Alves

       Olá pessoal, hoje estou aqui para falarmos da força do Movimento LGBT, mais especificamente dos “travestis” no meio Junino. Quer queiram quer não, são uma grande massa nas Quadrilhas Juninas. A força, a energia é surpreendente! Eles têm a resistência física dos homens e isso logicamente faz com que o ânimo, a alegria e ritmo durante as apresentações dos grupos aumentem consideravelmente.  Aqui na Paraíba Quadrilhas como : Fazenda Lampião, Sanfona Branca, Linda Flor do Sertão  ainda conseguem se manter vivas, resistindo assim a não permitir “homens dançando travestidos de mulheres”, aceitam sim sua homossexualidade, porém na dança, precisam ser cavalheiros.  Estados como  Ceará e Sergipe também ainda existe a relutância e também não permitem. Todavia, percebo que os Travestis estão sim, ganhando mais e mais espaço. O Estado de Sergipe por exemplo, resistiu até ano passado, onde grupos de pequeno porte já abriam espaço para eles. Em 2013 um dos Grupos de grande renome de lá, a Quadrilha Junina Pioneiros na Roça, também reconhece a positividade deles em seu elenco e esse ano quem vai abrilhantar seu espetáculo será o dançarino, cabeleireiro  e maquiador Manoel  Messias Alves Oliveira, mais conhecido como Manú Alves , baiano, crescido em Aracajú quadrilheiro desde 1988( de 88 à 95 dançou na Balança Mais Não Cai.  De 96 à 99 na Meu Sertão de 2000 à 2001 na Luar do Sertão, de 2002 a 2004 na Unidos em Asa Branca, de 2005 à 2010 Maracangaia, em 2011 a 2012 voltou pra Unidos  e em 2013 sai novamente desse grupo em busca da realização de um sonho, “dançar quadrilha junina como uma Dama”. Diante toda essa história de tradição e de amor que nosso Manú tem, eu pergunto: Será que realmente é errado, injusto a realização desse sonho? Dessa liberdade? OS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS SÃO UMA SOMA POSITIVA OU NEGATIVA PARA AS QUADRILHAS? QUAL A MODIFICAÇÃO NAS QUADRILHAS JUNINAS APÓS A ACEITAÇAO DOS "HOMENS DANÇAREM VESTIDOS DE MULHERES"? OU SEJA, QUAL A POSITIVIDADE E NEGATIVIDADE DA ACEITAÇÃO DOS HOMOSSEXUAIS DANÇAREM DE DAMAS?

 Diante a grande demanda de discussão que esse assunto ainda tem, exponho aqui breves relatos de alguns artistas/quadrilheiros desse nosso Nordeste e eles responderam ao Coisas Juninas:

DOUGLAS GUTTYERRE (RELAÇÕES PÚBLICAS- JUNINA MOLEKA –ATUAL TRI-CAMPEÃ PARAIBANA) "Isso se torna posistivo, pois na dança estamos quebrando todos os paradigmas do preconceito , essa modificação se deu justamente pra isso para mostrarmos que tanto homens e mulheres e homossexuais etc... tem o direito de se divertirem e de ter sua vida normalmente, como todos outros, já bastam as restrições que passam em outros casos da vida, a parte negativa é que ainda existe o preconceito em alguns arraiais da vida, onde passamos, porem hoje na Moleka pode parecer mentira com a quantidade de homens que dançam de mulheres em outras Juninas, hoje na MOLEKA só existe 1 Pessoa que dança de mulher, e de passagem uma ótima dançarina! Se tivéssemos mais com esse gabarito que podemos citar da nossa ( Gabriella Medeiros ) Todas seriam bem vindas! Enfim, só tem a crescer e não a diminuir e envergonhar as juninas, sei que todas se orgulham de cada uma delas, pois só fazem mais abrilhantar nossa festa ".

 DEUSDEDITH( JUNINA LUMIAR-PE DESDE 2005)O problema de todo ser humano é ROTULAR, o verdadeiro artista não tem sexo, pode compor qualquer personagem. Há muito que quadrilha deixou de ser simplesmente quadrilha e passou a ser um espetáculo junino. E como todo espetáculo existem os artistas... esses HOMENS VESTIDO DE MULHER como a pergunta em questão é onde nós vemos os verdadeiros artistas... conseguem ser cavalheiros ou damas”.
Coisas Juninas: Então você vê unicamente como POSITIVO NÉ?
DEUSDHETE: Com certeza!”

THED (MARACANGAIA-SE): “Para mim não tem positividade, pois essa questão está longe do preconceito, e sim perto da falta de tradição e falta de respeito com o ciclo junino. Imagine se as damas também quiserem dançar de cavalheiro? Que bagunça não vai ser? Acho que é falta de respeito com as mulheres, pois estão tomando os lugares das mulheres, e estão afastando os cavalheiros, ou seja ta virando uma parada gay literalmente a quadrilha. Acho que cada coisa tem que ta no seu lugar. Acho que homem tem que dançar como homem, e mulher como mulher, ñ é questão de preconceito é questão de tradição! O povo não percebe que isso está afastando as pessoas de quererem dançar? As quadrilha tão acabando... Aqui em Sergipe Maracangaia , Chapéu de Couro e Forró da Maranhão tem dificuldades de sair por serem tradicional, por não aceitarem essas coisas, esse carnaval, porque são fantasias  de carnaval. Tenho orgulho de ter ganhado o Concurso  Regional da Rede Globo dançando a tradição do Nordeste, dançando a tradição de Sergipe, sem carnaval... Mas depois disso os próprios sergipanos não deixaram mais a Maraca ir, pois os próprios acham ultrapassado a forma da Maraca dançar.”

BILÉ ARES –PE (cantor ator diretor e produtor cultural...representante ativo da cultura popular e canta no regional da Junina LUMIAR -PE.): “Pra mim nada mudou. Ate porque aqui em Pernambuco já é uma tradição antiga... Homens travestidos de mulher, deixando de lado a opção sexual é fato e  uma questão cultural universal antiga. É bom lembrar que nos folguedos populares como o carnaval isso é comum. No teatro na comedia Delart os espetáculos eram apresentados por homens travestidos de mulher. Assim como no teatro Kabuqui. Opera Teatro japonesa., Vários personagens hoje ditos televisivos são famosos por serem homens caricaturando mulheres.”

 REGINALDO NETO – (FOGUEIRINHA-PB) – “Aceitação total no meio em que convivemos. No meu ponto de vista. Da mesma forma que a mulher hoje se põem a ocupar o seu lugar em que é seu por direitos. Cada vez mais os "homens" vem se sentindo mais confortável pra se expressar da forma que preferirem, mais te toda forma só alguns consegue o exceto de acompanhar em grande estilo passos que só as mulheres tem o dom de fazer de tão delicados, e por isso são selecionadas pessoas que realmente tem suporte pra tal performance . (positividade)”. “Em relação ao oposto de tudo o que disse, vem em relação as pessoas que com o tempo, ficou retardando o crescimento das juninas no nosso mundo atual, falo em relação a tudo e a todos, que se jugam não gostar, ao ponto de criticar, e guando se passa pra ter a oportunidade de julgar ao próximo nem se quer relembra que todos nós, somos serem humanos e que tudo aqui é simples e passageiro, pra aqueles "enutios" só uma dica., estamos em pleno século + que 21 e no entanto cresçam es vez de só quererem aparecer! (negatividade)”. Hoje o número vêm crescendo a cada dia, com pessoas e suas preferencias e não estou aqui como forma de aparecer e sim em defesa da maioria, e eles estarão sempre em minha lista de prioridades!
A e quem me dera, se não estaria fechando, kkkkkkk mais nem isso, o máximo que consigo hoje é ser um nó sego. Aff srsrs kkkkkkkkkkkkkk
Só os fortes entendem!”
Desde já agradeço a atenção com tais citados. Belo trabalho você tem feito no meio viu Márcia abraços, atenciosamente Reginaldo Neto.


Winddy Martins
Por fim  externo minha opinião, diante tudo o que escutei , vejo que cada ponto de vista tem suas verdades e concordo com muita coisa aqui citada. Mas é preciso pensar melhor em alguns aspectos, por exemplo: existem aqueles onde em seu dia a dia vivem vestidos como mulheres, e existem aqueles que apenas durante as apresentações se travestem. E é esse o ponto onde acho que deveria ser melhor pensando por todos, pois nem sempre a roupagem faz acontecer, eu já presenciei uma cena de uma peruca ter caído e o dançarino perdeu toda a pose visivelmente constrangido diante o visual que ficou, realmente não foi legal nem pra ele e nem para o grupo dele.. Eu curto e aprovo sim, os transexuais  e também os que diariamente vivem travestidos de mulheres, vejo como uma soma POSITIVA eles dançarem e deixo aqui meus PARABÉNS a Winddy Martins que lindamente já escreveu seu nome na história do ciclo Junino paraibano ( Quadrilheiro a 12 anos e tem em seu currículo grupos como: Quadrilha Junina Olodum, Junina Paraíba “onde dançou com o marcador e foi também foi noiva” e hoje brilha na Junina Lageiro Seco). Aproveito e deixo aqui o meu desejo total sucesso e sorte ao amigo Manú Alves nessa nova estrada.
 Contudo, com todo respeito aos demais, PENSO QUE A DELICADEZA DAS MULHERES É INSUPERÁVEL! Que o RESPEITO esteja à frente dos que permitem, dos que concordam e descordam, afinal isso também é democracia, e democracia antes de qualquer querer, É RESPEITAR! Afinal uns irão vencer e outros não, não é mesmo? SALVE A ARTE, SALVE A TODOS ARTISTAS, ESPECIALMENTE OS ARTISTAS TRAVESTIS DO NOSSO BRASIL!

Meus sinceros agradecimentos a todos os CORAJOSOS que me permitiram publicar suas tão bem formadas colocações sobre o assunto. OBRIGADO!

Márcia Martins












31 comentários:

  1. É Calro que é positivo, alem de aguentarem muito mais o rojão das apresentações tornam as quadrilhas muito mais Caricatas, Dinamicas e Movimentadas. Fora o Glamur pq a classe LGBT gosta de brilhar!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo tem seus direitos, diferente de qualquer coisa. Homens, mulheres, gays, lésbicas, travestis, pokemon e etc.... Eu acredito que quadrilha junina é uma forma de brincar e manter viva uma cultura, que antes era de uma forma e hoje já tem um outro olhar. Conheço várias pessoas que dançam de mulher nesse meio, só que acredito que deve haver uma cautela nisso ai.
    Pessoas maravilhosas dançam ai e dão um espetáculo. Mais como digo, cabe a pessoa que colocam esses meninos no grupo a ter uma atenção ainda maior. Ou seja: Existem meninos que são perfeitos vestidos de mulher, que não da para perceber a diferença, e isso é bom, mais dai é pedir demais colocar CHUCK NORRIS vestido de mulher e ainda aceitar que: Dança, e é bonito.
    O que vejo muito nas quadrilhas é isso, muitos homens que não tem tanta aparência feminina vestido de mulher, isso não só aqui mais em PE também. Acho que deve existir esse cuidado, no mais, sou totalmente a favor que eles entrem e festejem como qualquer outra pessoa, até mesmo porque o São João é uma festa aberta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua participaçao meu amigo é sempre louvável. OBRIGADO.

      Excluir
  3. Muito legal esta reflexão Márcia!!!
    Parabéns!!!
    e td na vida evolui, td é uma soma, e não uma divisão. O respeito mútuo é sempre bom!!!
    Bjs!
    Léo Viana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Léo, muito obrigado mesmo por deixar aqui seu comentário, fico lisonjeada valeu.

      Excluir
  4. Parabéns Márcia...mto legal a discussão...cada um co, sua opinião e tradição, o importante é sempre existir o respeito..bjão

    ResponderExcluir
  5. Acho só que com isso,cria um certo receio para algumas pessoas que ainda possui a cabeça bloqueada com o preconceito a dançarem quadrilha junina, mulheres porq não querem dançar pois as vezes perdem seu espaço para os citados e homens que dizem que quadrilha é coisa de "VIADO", ACHO QUE É POSITIVO PELO LADO DE QUE OS DIREITOS A TODOS SÃO IGUAIS PORÉM VEJO A NEGATIVIDADE PARA AS QUADRILHAS QUE NÃO ACEITAM POIS SE PREJUDICAM POR DOIS MOTIVOS: 1º POR NÃO ACEITAR E PERDER UM ALVO DE DANÇARINOS E 2º PORQUE TAMBÉM AS PESSOAS DO SEXO MASCULINO MUITAS AS VEZES NÃO QUEREM DANÇAR POR ACHAREM EXATAMENTE QUE TODAS AS QUADRILHAS ACEITAM HOMENS VESTIDOS DE MULHER. CONCORDO COM VC MÁRCIA NA PARTE EM QUE A SENSIBILIDADE, A DELICADEZA, A SENSUALIDADE FEMININA JAMAIS VAI SER SUPERADA. PARABÉNS POR MAIS UMA BELA MATÉRIA. Gutenberg Santos.

    ResponderExcluir
  6. Acho Positivo, quando o intuito é alegria, é diversão e acima de tudo respeito.. acho negativo quando o pensamento é ser melhor do que as mulheres do seu grupo ou quando o grande intuito é apenas aparecer ou ate mesmo "fechar" se contribuir como deveria para o espetaculo junino, no mais um otimo são joão a todos e todas, Marcia Martins você sempre admiravel com suas belas palavras e colocações, materia digna parabéns querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo...Mas vc esqueceu de assinar né? Quem é você?...

      Excluir
  7. O único problema que vejo é que eles vão fechar mais que nós mulheres..kkkkk...no mas sem problema...que cada um seja feliz cm suas escolhas... Flávia Rafaela O.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a participação deste público nas quadrilhas juninas tem sim sua soma. Porém como falou o Eduardo K, deve existir cautela na inclusão destas brincantes. Pois apenas incluir homens que não possuir nenhum traço feminino, tão pouco elegância apenas para acompanhar a "moda", poderá fazer com que o espetáculo ao invés de admirado, seja visto de forma engraçada.

    ResponderExcluir
  9. adorei amiga parabens vc arrazou ,o precoseitotem que acabar sim nos gays temos que dançar como damas sim .

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa. que com certeza vem com intuito de cada vez mais integrar a todos, pra vivermos juntos a magia que é o nosso lindo são joão.

    Reginaldo neto ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem agradece sou eu Neto, afinal você colaborou e bem nessa matéria.

      Excluir
  11. Positivo! Quando se desrespeito a um personagem, como um artista que pode muito bem atuar como assim for proposto, ate por que a maiorias dos artistas sejam eles anônimos ou não não escolhem seus papéis eles interpretam, esta é uma forma HUMANIZADA de vivermos sem preconeito, e não alienando-se em um tradicional que rotula o que devemos ou não fazer. O tempo não para assim como as tradicionas são modernizadas sem perder a essencia de sua criação.Então artistas não tem sexo e sim talento !!!

    ResponderExcluir
  12. ESCREVER APRESSADO DA NISSO, ERROS ORTOGRÁFICOS BEM A VISTA RSRSRSRSR,mais a msg foi passada "esta é a intenção"

    E VIVA A DESIGUALDADE !

    ResponderExcluir
  13. Acho positivo, nao cejo nada demais em cada um diverti-se do jeito que quiser, a intencao é mostrar a beleza do sao Joao!

    ResponderExcluir
  14. Amiga vc arrazou de mas ,parabens e obrigado pela força ,vc e uma mulher super inteligente ,eu agradeço por vc ter feito essa materia comigo e vamos ser show esse ano vc com seu blog e eu arrazando nos arraias davida te amooooooooooooo .MARCIA MARTINS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA HISTÓRIA MUITO ME INSPIROU RA CRIAR TAL MATÉRIA. QUEM AGRADECE SOU EU. VALEU E SUCESSO SEMPRE.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. NOSSA O QUE EU TO FAZENDO NESSA FOTO??? TOMEI ATE UM SUSTO KKKKK APROVEITANDO PARA DEIXAR MINHA OPINIÃO UM POUCO QUE ATRASADO MAS AINDA SIM VALIDO PQ A LUTA SEMPRE CONTINUARA E SEMPRE IRA EXISTIR, PARABENIZO AO MANU PELA SUA CORAGEM PQ ACIMA DE TUDO O PRIMEIRO PASSO PARA ELES É A CORAGEM DE SABER QUE IRÃO PASSAR POR TUDO E QUALQUER PRECONCEITO ALEM DE ELOGIOS QUE SEMPRE SERAO POUCOS, POIS O PRECONCEITO NUNCA DEIXARA DE EXISTIR POREM NUNCA JAMAIS DEIXAR DE LUTAR POIS TODOS TEM O DIREITO D IR E VIR SOMOS TODOS LIVRES, ENTAO DIGO PELO QUE VEJO AQUI EM SERGIPE ONDE SEMPRE FOI PASSADO APENAS O PROFISSIONALISMO DE UMA FORMA NAO VULGAR E SIM UM GRANDE ESPETÁCULOS POR ESTES POUCOS TRAVESTIS QUE AQUI ABRILHANTARAM E MOSTRARAM QUE SAO CAPAZES DE DAR SEU SHOW INDEPENDENTE DE ESTAR DE HOMEM OU MULHER . PARABÉNS A TODOS MESMO. E PARABÉNS A QUADRILHA PIONEIROS DA ROCA POR SER UMA DAS UNICAS TER LEVANTADO A BANDEIRA DO NAO PRECONCEITO.

    ResponderExcluir