segunda-feira, 25 de março de 2013

ROBERTINHA, UM SHOW DE ESTRELA!


           E como prometido, após o resultado da nossa enquete: Qual o (a) integrante da sua Quadrilha é sem dúvidas “A FIGURA JUNINA MAIS REPRESENTATIVA?  Aquela pessoa que vocês sabem que onde for saberão o grupo ao qual ele (a) pertence?”, realizada entre os dias 05 à 11 de Março de 2013, que teve  como  VENCEDORA  a ROBERTINHA FERNANDES, eterna Majestade da Quadrilha Paixão Nordestina – CE. Ela venceu com 59% dos votos  e portanto, mais que merecidamente ganha uma Matéria Especial do Blog Coisas Juninas.


  

         Bom gente, as minhas e as suas palavras, como também nosso sentimento sobre  a “aposentadoria junina” da Robertinha, sobre o que achamos dela etc, de uma certa forma nós já expomos ou vimos nas redes sociais né verdade? Diante tudo isso, nada melhor do que ouvirmos a própria Roberta falar sobre o São João, sobre ela mesma, sobre a Paixão e sobre quem hoje assume o seu ex-posto.
Então vamos ao mais importante:

ROBERTINHA é: Roberta Fernandes, 21 anos de São João, 15 anos como Rainha, é Técnica em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, Socorrista, mas não exerce. Atualmente é assessora parlamentar. Casada com o advogado Dr. Audizio Ferreira Lima, mãe de Maria Eduarda Fernandes Lima de 13 anos.

ENTREVISTA:

Coisas Juninas: Você iniciou em quadrilhas em que ano e em qual grupo?
Robertinha - Comecei minha trajetória como quadrilheira no ano de 1990, na cidade de Recife, Pernambuco, na quadrilha infantil "Tia LULU.
Coisas Juninas: E quando ingressou nos festejos no Ceará? Qual o seu primeiro grupo cearense?
Robertinha - Aqui em Fortaleza comecei na Quadrilha Arraiá do Pororoca no ano de 1991. Em 1992 e 1993 dancei no Arraiá Vó Luzanira,  1994 à 1995 - Asa Branca, 1996 à 1997 -  Flor da Terra, 1998 à 1999 Cumade Maria, 2003 - Terra do Sol,  e de 2004 a 2012 na minha quadrilha de coração PAIXÃO NORDESTINA. (O nome “Robertinha” veio somente no ano de 1998 na Quadrilha Cumade Maria).
Coisas Juninas: Chegamos ao ponto X da majestade,  a Paixão Nordestina. Antes de adentrarmos nessa paixão, gostaria de saber: Você é de Pernambuco ou do Ceará? Fiquei na dúvida já que iniciou por lá.
Robertinha - Morei lá em Olinda, mas sou cearense.
Coisas Juninas: Ok! Bom, voltando a Paixão, como aconteceu sua ida para a mesma? Você  recebeu um convite? Foi uma escolha sua? Como foi?
Robertinha - Fui convidada pelo meu amigo Wagner.
Coisas Juninas: O meu “Onça”?  O Tonton? 
Wagner e Robertinha
Robertinha - Ele mesmo!
Coisas Juninas: (rsrsrsrs) O amo muito. Mas continuando... Na Paixão o seu talento ecoou para todo Nordeste e também Brasil. Como você ver tudo isso?
Robertinha – Olha, fruto de muita humildade, de muito empenho e pelo fato de ter me identificado com a sistemática de trabalho da Coordenação da quadrilha.
Coisas Juninas: Desde o início sempre foi rainha ou não?
Robertinha – Comecei como noiva, depois fui princesa e após isso sempre como rainha.
Coisas Juninas: Precisamente a partir de que ano tornou-se rainha?
Robertinha – Desde o ano de 1995.
Coisas Juninas: Na Paixão desde o primeiro ano já como rainha?
Robertinha – Dancei na Paixão sempre como rainha. Sou uma Rainha saudosista.
Coisas Juninas: SAUDADES?! Ah, já já entraremos nesse assunto... Aí no Ceará essa questão de Rainhas é bem sério... Quantos títulos você detém ao longo de toda trajetória?
Robertinha – Títulos são vários, mais os principais foram: 1ª Rainha a ganhar o Troféu São João, Campeã do festejo Ceará Junino, Campeã de Mossoró e atual Campeã Cearense.
Coisas Juninas: Roberta, foram tantos anos de São João, tantos anos de Paixão, como você definiria sua história junina?
Robertinha -  Como um ciclo que se abriu e se fechou sempre respeitando os limites dos outros. As Rainhas passam, mas o São João é eterno.
Coisas Juninas: Ai ai ai... vc falando assim, já já quem chora sou eu aqui.
Coisas Juninas: Qual é seu sentimento agora? Vendo que está parando?
Robertinha -  Ninguém está acima do São João. Somos apenas coadjuvantes, meros coadjuvantes. Não sinto falta, já que tinha decidido parar a um ano antes, pois uma decisão desta exige maturidade. Tomei essa decisão com muita firmeza e propósito. Já era tempo, tudo tem seu tempo. Não quero ser uma vovó do São João (rsrsrsrs).
Coisas Juninas: Você coadjuvante? De forma alguma! Mas bem me lembro de uma vez, à anos atrás, eu e você conversávamos sobre isso e você já falava em ter o tempo pra parar.
Robertinha – Temos que saber a hora certa para parar. Não quero manchar a minha vida junina, o São João hoje mudou muito. Minha biografia junina é um livro aberto.
Coisas Juninas: O posto de Rainha da Paixão, se tornou “tão seu”, daí agora você não acha estranho e também desafiador para aquela que hoje assume?
Robertinha e Pamela Mota
Robertinha – Toda rainha tem que se identificar com seu grupo. Sempre tive uma postura de humildade e respeito. Passei 9 anos como Rainha na frente da Paixão, sempre fui exemplo e ser rainha da Paixão é um desafio pra qualquer uma, basta ser Paixão. Isso tá no coração, na alma! Ela (Pamela Mota) é talentosa e certamente vai surpreender a muitos. Desejo sucesso pra ela.
Coisas Juninas: Fora a atual rainha da Paixão, quem a Robertinha elege como a melhor para 2013?
Robertinha -  Acho que todas merecem ser reconhecidas, pois só em ter uma faixa no peito, isso já elege todas. Pois ser Rainha não é fácil.
Coisas Juninas: Já vi muitos comentários nas redes sociais, sobre o vazio e a saudade que você deixa em nós estando fora do Arraial. O que sentes ao ler cada postagem relacionada a esse assunto?
Robertinha – GRATIDÃO! Fruto de muito trabalho. Reconhecimento é uma dádiva. É sinal de que fizemos o dever de casa. Fico Feliz!
Coisas Juninas: E quando a postagem diz assim: “VOLTA ROBERTINHA!” Qual é o sentimento?
Robertinha – Sem volta. Parei! Tenho outros projetos. Minha vida profissional. Tive 21 anos no São João, acho que é o suficiente. Dei minha contribuição no São João, outras virão e certamente brilharam.
Coisas Juninas: Quadrilha Paixão Nordestina para a Robertinha é?
Robertinha – Tive muitas alegrias do São João. A Paixão é meu maior orgulho no festejo junino, uma família maravilhosa, um exemplo de Quadrilha Junina. Meus eternos agradecimentos a Coordenação da Paixão. Amo todos eles.
Coisas Juninas: O que você deixa como mensagem para todos os seus admiradores, fãs de Nordeste e Brasil?
Robertinha -  Não tenho como descrever esse sentimento, a expressão que representa esse reconhecimento é: MUITO OBRIGADA! Queria aqui agradecer pela enquete, a todas as pessoas que votaram e a grande Nação Junina e desejar um maravilhoso São João 2013 a todos os quadrilheiros.

E por fim, eu Márcia, concluo falando que foi e é uma honra e uma grande alegria poder elaborar essa matéria. Afinal a Rainha Robertinha é uma “Personalidade Junina” muitíssimo querida por nós do Coisas Juninas, e certamente por centenas e/ou milhares de quadrilheiros nesse Nordeste. Confesso a todos que antes mesmo da enquete, ela já era uma ideia pertinente de matéria, afinal se despediu  dos Arraiás ano passado e isso sem dúvida é marcante. Pois para mim a Roberta é uma daquelas poucas pessoas no meio junino, que deixam sua marca e eternizam sim, sua história Junina, de uma forma positiva, original e única. Prova disso é uma das suas citações acima: “Ninguém está acima do São João... As Rainhas passam, mas o São João é eterno!” Outro ponto que também me chama atenção nesse ser, é vê-la indo ao ensaio e dando apoio a Nova Rainha da Paixão, atitude digna de uma verdadeira majestade. PARABÉNS E OBRIGADO POR TODA SUA CONTRIBUIÇÃO AOS FESTEJOS JUNINOS! Sempre Rainha, sempre inspiração para muitas.
Márcia Martins

14 comentários:

  1. Fã n° 1!** Robertinha forever

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado vocês do site pela entrevista.
    Pois sou um de muitas pessoas que eternamente ficara grato pela beleza,simpatia,simplicidade que esta mulher trouxe ao são joão ROBERTINHA, VOCÊ SEMPRE VAI SER A MINHA ALEGRIA, INSPIRAÇÃO E PRINCIPAL MOTIVO DE DANÇAR SÃO JOÃO...MUITO OBRIGADO POR EXISTIR...

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!! POR MAIS ESSA MATERIA. SHOW E VAMOS QUE VAMOS E SO O COMECO VEM MUITO MAIS POR AI! NÉ MÁRCIA?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!
    Lindíssima materia

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amiga , essa foi uma matéria muito interessante mesmo para saber que nem as pessoas que estão sempre em alta no são joão tem um pensamento externo e sabe a hora de para e dizer chegou minha vez. Acho só que meu tempo ainda ta um pouquinho longe,kkkkk. Amei a matéria e Amo de paixão Robertinha linda e sempre perfeita com seus figurinos.resta agora só lembranças. Ass: Gutenberg Santos

    ResponderExcluir
  6. Li a entrevista de cabo a rabo...Me emocionei...21 anos dedicados a nossa maio festividade e a uma cultura rica e linda. Meu são João!!! Parabéns Márcia por sempre estar fazendo seus reconhecimentos a pessoas que contribuíram com o seu melhor e sempre na positividade para uma de nossas mais lindas manifestações culturais.Clênio Allison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitissímo grata por suas incentivadoras paavras Clênio.

      Excluir