quarta-feira, 10 de julho de 2013

TÍTULOS, VITÓRIAS, TER E SER.



Márcia e Dinho (nós)

 E então vamos falar um pouco sobre “títulos”, “vencer,” “ter” e “ser”.

Ano a ano vemos em nossas Quadrilhas Juninas uma busca... Qual seria, qual é exatamente a busca de cada uma delas? Em sua maioria, buscam-se títulos ainda não conquistados ou uma quantidade maior de tal título pra ser mais forte e suprema.  Será isso? Não sei, sei que percebo isso, muitos não amam tanto alguns Espetáculos pois não trouxeram títulos, outros amam os Trabalhos mais vencedores. É tudo tão estranho, pois as vezes, vivemos momentos tão felizes e intensos durante trabalhos não “vencedores” e mesmo assim, alguns somente lembram do Título e não dos momentos.... Admirável sãos os grupos, que tem como busca unicamente o MANTER O SÃO JOÃO VIVO, FESTEJANDO-O SIMPLESMENTE.

O nosso São João tão belo, que já uniu milhares de casais, que fez surgir tantas famílias, esse festejo que reúne inúmeras famílias ao redor da fogueira, bem alí no terraço, no roçado, no pisado pra comer canjica, milho assado e quem sabe improvisar a velha e boa quadrilha junina. Pois bem, é esse o grande título almejado, é essa a vitória que mais valorizo e quero poder ter  quantas vezes puder.

Meu grande título? O SÃO JOÃO;

Minha maior vitória? A DANÇA QUADRILHA;

O que de melhor eu tenho? AS BOAS LEMBRANÇAS E AMIZADES NO SÃO JOÃO SURGIDAS;

O que de fato sou? SOU MÁRCIA, QUE CONHECEU DINHO NUMA QUADRILHA JUNINA DANÇANDO BALANCÊ E ALAVANTÚ, E TORNARAM-SE PAIS DE KAUÊ SENDO HOJE UMA FAMÍLIA VERDADEIRAMENTE APAIXONADA PELOS FESTEJOS JUNINOS.

Sei e compreendo o quanto é gostoso a adrenalina que ronda as competições. Sei também o quão gratificante é ser o campeão. Mas minha gente, sei também o sabor delicioso de um aplauso contínuo e forte. Sei como é sentir-se vitorioso pelo reconhecimento de um público que não é nossa torcida. E mais ainda sei, o quanto é saboroso você sair de uma apresentação e ser parabenizado, receber um abraço e palavras emocionadas pela atuação linda de seu grupo ou apenas sua mesmo.

Os maiores valores estão no SEU SUOR, na SUA DOAÇÃO, na SUA ALEGRIA e não exatamente NOS TÍTULOS OFERECIDOS PELAS COMPETIÇÕES.

“Amigos” que se desrespeitam, que deixam de falar-se por conta de resultado em concurso, que disputam um posto de destaque, quadrilheiro que só dança se for destaque etc. Infelizmente isso faz parte da nossa realidade junina e são poucos que sabem até onde tudo isso vale a pena.

Vi tantos protestos nos últimos concursos , mas UNIÃO DE VERDADE CADÊ? Até agora tô aguardando.... Acho que tudo foi fogo de palha e as chamas apagarão ao terminar mais esse “festejar”.

Bom acho que ano que vem será assim:

TÍTULO – EU JÁ SABIA;

VITÓRIA – OS ENCONTROS (QUE CONSEGUIREM SER REALIZADOS)

TEREMOS –  MAIS GOTEIRAS E MADEIRAS DAS ARQUIBANCADAS QUEBRADAS

E SEREMOS – OS ARTISTAS DESVALORIZADOS ( OU SERIA, OS ARTISTAS ACOMODADOS?)

Tudo está nas nossas mãos, UNIDOS somos mais.


Feliz restinho de São João, pois o festejo termina mesmo no sábado de S’antana.

Márcia Martins



13 comentários:

  1. Disse tudo Márcia!!!!
    Eu sou vitorioso e muito feliz pois foi nos festejos juninos que conheci vcs: Márcia (Favela - com todo carinho), Dinho (Bocão) TchêêêêêÊêêê,e tantas outros amigos, independentes de serem quadrilhas A, B, X, Y, Z, ... , ...
    bjs, bjs, bjs,!!!
    E isso é o que é o mais importante!!!!
    TCHÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ...
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Léo, me lembro como hoje o momento one nossa amizade surgiu, lembro de vc . na volta do Regional da Globo de 2010, gritando sempre TCHÊÊÊÊ rsrsrsrs. aMIZADE GRANDE PRÊMIO. VALEI

      Excluir
    2. Ôôôôwwwwwwww coisa boaaaaa!!!! :D

      Excluir
  2. belíssimas palavras,com toda sua inteligencia com todo seu conhecimento tudo é muito verdade mesmo, pois lembro de ano que foi maravilhosos nos encontros que nos divertimos bastante e não fomos campeões nos concursos e anos que nem cheguei a brincar e fui campeão sera que valeu apena,eu acho que sou uma das poucas pessoas que não liga em perder pois chega até a sorrir vendo alguns resultados gosto de dançar e as vezes me acho até estranha por que só gosto de dançar mesmo até pra mim assistir eu sou vou por que tenho que ver as quadrilhas pra se acontecer defender minha camisa e só,quanto a se unir pela a organização se todas fosse seria maravilhoso mais sabemos que isso não acontece não só pelas as quadrilhas que sempre são as campeãs mais também pois ao começar os trabalhos a maioria das quadrilhas não estão nem ai onde vão dançar pois se importam apenas com o valor que vai receber se tem quadrilha que coloca outra no lugar pra dançar só pra receber o dinheiro você acha que essa quadrilha vai ligar onde esta dançando? então essa questão de lutar pelos direitos deve sim começar nas reuniões onde os representantes das quadrilha exijam de todos um projeto de onde sera os concursos de como sera organizados e também mostrar ideias.eu tinha até pensando por varia vezes em ficar sem dançar mais desistir pois ja começo a ficar triste pois estão no fim as apresentações e meus finais de semana agora é só esperar começar tudo de novo. e que venha 2014,quanto a ganhar só queria pelo meu presidente pois não conheço melhor e merecedor. ass:Joelba Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso Jó, que mesmo de fora CONTINUO SENDO CAMPEÃ. POIS HOJE CURTO O MELHOR

      Excluir
  3. Vc Acaba de Relatar Todo Sentimento Junino Por alguns o Acham Perdidos pois o que de fato importa é os Títulos,os Ranking ,as Disputas,Será o q Isso é Mais Importante? Lembro Agora de Dois Fatos O Primeiro Ficou na Minha Memoria até os Dias Atuais Foi quando Um Jovem de Uma Determinada Quadrilha Foi Perguntado Por Uma Reporte Sobre Qual Grande Evento Acontecia no Dia 23 de Junho e o Mesmo Respondeu no Auge da Empolgação que era a Final do Pernambucano de Quadrilha esquecendo ou por falta de informação do sagrado Dia de Sao João o Dono da Festa,Outro Fato Foi o Segundo Lugar do Regional da Globo em 2009 no Ceara que de Fato Projetou a Nossa Matuta para alem das Fronteiras do nosso estado onde o Nosso Ciclo de Amizade Cresceu isso sim foi o nosso Maior Titulo,Mais Quem sou eu para Falar em Títulos,O Único quadrilheiro a defender uma AMOSTRA no Lugar do Concurso Por Achar que Na Verdade Somos Todas as Campeã do Ciclo Junino.

    Parabéns Márcia Pela Maravilhosas Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gRANDE MARCADOR SÉRGIO TRINDADE.... PARABÉNS A VC SEMPRE.

      Excluir
  4. É isso aê Márcia! Sábias palavras!
    Agradeço a Deus os amigos que conquistei no cliclo junino, com certeza é muuuito maior que qualque títlo e hoje, os meus MELHORES amigos, conheci em quadrilha.
    E que esse ciclo possa ir aumentando a cada ano...

    Unidos somos fortes!

    Deise Barretto

    ResponderExcluir
  5. Muito boa noite amantes do São João! Lendo esse texto maravilhoso, lembrei de todos os momentos marcantes e felizes que o DANÇAR QUADRILHA me proporcionou e proporciona. Levar pra cada olhar ali presente, o verdadeiro sentido do nosso amado São João. Sempre aprendi que o verdadeiro sentido em dançar, era proporcionar ao público alegria, satisfação e prazer pela magia junina. Concurso? Já perdi muitosssss, e como perdi...porém,não chega nem perto do que eu ganhei: amigos, alegria, amor, maturidade e principalmente saber respeitar o próximo. Quantas coisas abrir mão pra dançar quadrilha: empregos, concursos, estudos...mais sinceramente, não me arrependo de nada porque viver o São João é único.Que esse ciclo se perpetue e que todos nós possamos brindar a vida mais que um concurso...VIVA SÃO JOÃO!


    André Camilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO ANDRÉ, QUE BOM VÊ VOCÊ POR AQUI RSRSRS. VALEU MESMO E SEJA PRESENTE SEMPRE VIU?

      Excluir
  6. MUITO EMOCIONADA EM LER TODAS ESSE COMENTÁRIOS.POIS ME LEMBREI DE UMA ÉPOCA DE MINHA VIDA EM QUE TODOS DA RUA FAZIAM FOGUEIRAS ASSAVAM MILHO E VOLTAVAM JOGOS EM HOMENAGEM A SAO JOAO.EM QUE AGENTE SE ARRUMAVA TODA PRA DANÇAR NA RUA PRA OS VIZINHO.E QUE NO MEU CASO VIA MINHAS PRIMAS DANÇANDO TODAS LINDA DE ROUPA DE QUADRILHA .QUADRILHA ESSA QUE NAO MAIS EXISTE(ESPIGÃO)MAIS QUE ME FEZ CRESCER E ADMIRAR A BELEZA DO SAO JOAO E DANÇAR POR AMOR NAO POR TITULO NEM POR CONCURSO. EU POSSO DIZER DE CORAÇÃO QUE SOU VENCEDORA POIS FIZ AMIGOS ,AMIGOS DO ANO TODO VC E SUA FAMILIA SAO UNS DESSES E CONHECI LUGARES QUE NUNCA PASSARAM EM MINHA CABEÇA CONHECER ,CULTURAS DIFERENTE REPRESENTADA POR CADA QUADRILHEIRO DESSE NORDESTE QUE TIVE O PRAZER DE ENCONTRA POR ESSE CAMINHO. RAYZA BARBOSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EITA E NÃO NOSSA "CARREFOUR" DEIXANDO SUA PARTICIPAÇÃO AQUI NO BLOG?! OBRIGADA RAYZA, VALEU MESMO, SEU COMENTÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO CRESCIMENTO.

      Excluir