quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quadrilha SANFONA BRANCA - PB (ENSAIO 28/03/2015)


      E no último dia 28 de março, estivemos visitando uma das representantes do grande bairro de Mangabeira, aqui da cidade de João Pessoa – PB. Quadrilha SANFONA BRANCA, grupo ao qual temos enorme CARINHO, pois  faz parte de nós, é onde nos sentimos em casa.
       Pois bem pessoal, a Sanfona em 2015, não é apenas Branca, é sim, “A SANFONA DO REI”! A quadrilha trás como Tema - "Se a Ti Devo Meu Nome, Eu Sou a Sanfona do Rei", uma linda Homenagem ao Rei do Baião e também a própria história do grupo que completa uma década de existência. Afinal a 10 anos atrás surgia mais uma junina, e essa, recebeu o nome de SANFONA BRANCA do Coroné (marcador) Gonzagão. E tal nome se deu em homenagem ao nosso maior artista nordestino – LUIZ GONZAGA.
       A Sinopse apresentada pela Direção diz: “O espetáculo 2015 da Junina Sanfona Branca, faz uma homenagem a própria Junina Sanfona Branca através da musicalidade do nome maior da música nordestina, Luiz Gonzaga.
A Sanfona Branca buscou colocar grandes sucessos do Rei do Baião, além de evidenciar a fé a qual o mesmo tanto cantou e contou. Também buscar elementos o qual a Junina Sanfona Branca sempre enfoca em seus espetáculos. A figura do Lampião e cangaceiros o qual o próprio Gonzagão admirava, além de dançar muito Xote, Baião e Xaxado. Viajaremos pelo universo de Gonzagão sem precisar contar uma história da vida do Gonzagão, apenas utilizaremos a sua obra, a poesia cantada, expressada em forma de canção”.
      Já sobre o ensaio... O que posso falar sobre o que vi? Eu como quadrilheira a mais de 30 anos, como Gonzaguiana que sou, espero encontrar e “sentir” a emoção do grupo 2015. Poxa gente,  externamente vocês estão tão lindos, mas cadê a emoção que vem de dentro? Sabe porque falo isso? Porque, escolhemos ir no primeiro dia de ensaio com o Trio (música ao vivo), pois por mais que aconteçam erros, a ANIMAÇÃO É GIGANTESCA, e surpreendentemente isso não aconteceu! Sei que vocês irão surpreender a muita gente esse ano, e sei que até eu ficarei surpresa com vocês lá na frente. Mas deixo uma dica: Vocês estão celebrando 10 anos de existência, Vocês estão cantando e dançando Luiz Gonzaga, e estão esperando o que para extravasarem ALEGRIA? Cada ensaio DEVE ser UMA FESTA minha gente! ( POR FAVOR NÃO ME LEVEM A MAL, FALO ASSIM POIS ME SINTO TAMBÉM SANFONA BRANCA OK?)
      No mais, desde do ensaio anterior que percebo o quanto a quadrilha está adiantada, o quanto o grupo está maior e bom. As coreografias estão lindas, o momento da Rainha e de Nossa Senhora estão belos, mas, espero ansiosa pelas partes mais encenadas (tais como Entrada e encerramento), pois sempre são o forte da Sanfona. Sei que é difícil fazer o ano seguinte melhor que o passado, por isso aguardo ansiosa pois é marcante em mim  cenas como o Aboiador de Viola, A Entrada do Noivo em seu Boi branco entre outros momentos tão lindos e fortes que vocês nos apresentaram em 2014. Portanto aproveitem que estão adiantados e se APRIMOREM MAIS E MAIS para quando as saídas começarem vocês darem SHOW nos arraiás que surgirem. Pois o potencial que vocês tem, pode levar esse espetáculo a ir longe e trazer grandes conquistas para nossa cidade. 
FICHA TÉCNICA DA SANFONA:

Presidente: José Pedro Filho
Vice Presidente: Kalline Kellia da Silva Pedro
Diretora Financeira: Maria da Penha da Silva Pedro
Diretor Excutivo: Wallison da Silva Pedro

TEMA: Se a Te Devo o Meu Nome, Eu Sou a Sanfona do Rei.
De: Wagner Luan

Marcador e Coreografo: Wagner Luan
                   Coreografos: Joelba Alves
                                        Claúdio Correia
                                        Edivaldo Pereira
                                        Gilcélio Francisco

Figurinistas:   Woshington Senna
                       Gilcélio Francisco
                       Betevânia Marques
                       Karine Marques

Assessor de Direção: Gutenberg Silva
Aderecista: Antônio Júnior
                   Diego Nogueira
                   Bililico

Conjunto Musical: Cicero Medeiros
                              Alciney Dionísio
                              Flávio Rêgo
                              Jean Silva
                              Osimar Alves
                              Dode

Costureiras: Ana Cordeiro e Rosa
                     

         É isso, torço muito por vocês, sei que tem grandes chances, porém mais uma vez está na entrega de cada um. Tudo depende de vocês! Simbora SANFONA! SUCESSO SEMPRE!
                                #SOUSANFONADOREI!

      Abraços juninos,
      Márcia Martins e Dinho Bocão (DB – FOTOGRAFIA)





















































































23 comentários:

  1. Obrigado Márcia pelas palavras de incentivo e criticas pois vindo de VC sei que são construtivas , e sei que se quer mais e porque assim como eu espera de quem pode dá e tenho certeza que assim o faremos confio no grupo e no que estamos fazendo e desde que iniciei meu trabalho na sanfona não tive oportunidade de ter um grupo como hoje tenho e sei que eles daram vida a um dos maiores espetáculos desta junina onde pendente de colocação em festivais sei que esse ano voltamos forte pra competição mas VC sabe que a emoção vai chegar estamos muito focados na técnica do todo mas aos poucos a emoção vai chegando tenho certeza, mais uma vez obrigado e a sanfona do rei agradece também

    Ass: Wagner gonzagão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wagner por compreender minhas palavras. Sabes que sou torço por vocês.

      Excluir
  2. Uma componente de verdade até tenta sair da camisa, mas a camisa não sai dela! Senti no texto o coração de um componente falando. De alguém que sabe o potencial do grupo e onde ele pode chegar. Portanto, me coloco também, desde já, ansioso para assistir ao grande espetáculo que a Sanfona Branca nos trará em 2015... Pra cimaaaaaa Pessoal!!! Parabéns Márcia, mais uma vez por falar com o coração e com tanto zelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago.. és psicólogo? Leu meu coração. OBRIGADAAAAAAAAAA
      #OQUEMAISVEMPORAÍLUAR?

      Excluir
  3. Obrigada pelas palavras.. Você e Dinho são inspiração de beleza e emoção pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouuu Girlaine que lindo! Assim você me encabula viu? Bjo...Vocês é uma componentes que a cada ano cresce mais, está se desenvolvendo mais e mais. PARABÉNS!

      Excluir
  4. Lindas Palavras Márcia, Agradeço pelo carinho com a Nossa Sanfona Branca. Amo essa quadrilha e já faz parte da minha vida. Bjs a Vc e a Dinho.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, o seu olhar e o de Dinho juntamente com as palavras certas venho no momento certo. Lembro bem ano passado, na última xaropada, na verdade, último dia de ensaio, e as palavras de Dinho fez escorrer lágrimas no rosto de muita gente, que assim como eu estava no primeiro ano de Sanfona Branca, de tão sinceras e emotivas que foi, tocando em cada um, como se nos levantassem e nos dando força. E, Sei que como ano passado, esse ano iremos te surpreender, muito mais. Aguardem os próximos capítulos.
    Att: Cleo Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Bela palavras favelinha. É disso que a Sanfona Branca precisa de muito INCENTIVO.
    Parabéns pela matéria.
    Ass:Wanessa Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa. Saudades. Vcs sabem que é para isso que estamos aqui. Motivar

      Excluir
  7. Bem você tem todo o direito de falar o que pensa, Você é mais que Sanfona, Você é uma das fundadora e isso já basta. Motivação é algo que é preciso em todos os ambientes de nossa vida.
    Bem sei que sou tachada de critica e negativa, mas além da falta de motivação vejo nitidamente uma acomodação, até porque a quadrilha está com um número de pessoas consideráveis, mais isso apesar de ajudar não é a única coisa que se precisa.
    Lembro-me muito bem no nosso primeiro ano com apenas 16 casais, 8 de cada lado e nos tornamos gigantes, pois tínhamos força, vontade e algo de suma importância o querer. Apesar de todas dificuldades, todos os medos e falta de estrutura. Por isso, digo que as vezes precisamos ser menos para sermos mais e quando estamos demais precisamos ser menos para que o equilíbrio haja em ambas as partes.
    Realmente vinhemos de um ano propicio de um belo espetáculo e fica difícil de se superar para um ano seguinte. Mas nada é impossível quando se tem confiança. Quem me conhece bem, sabe que pra mim ainda não encontrei um espetáculo teatral na Sanfona mais belo que o de 2009, uma cena mais bela do que o casamento da Flor da Laranjeira, anos coreográficos tão belos como 2007 e 2008. Mas também vi anos de força e superação como 2011 e 2012 que faltou apenas ser lapidado e mais confiante.
    Sei que como humanos todos nós temos problemas e às vezes é difícil deixa-los de lado, mas podemos tentar seguir o exemplo do meu Pai, o Presidente da quadrilha, que tem vários problemas, já ta cansado pois, a idade não é a mesma de 10 anos atrás, mas quando Ele chega ali tudo o que é problema, cansaço ou doença vai embora seus olhos brilham, sorriso chega aos lábios, pois o amor é imensurável. Então também podemos tentar, fazer o mesmo.
    Esse ano para Ele mais que esperado é idealizado, mesmo não sendo o que Ele imaginou é os 10 anos que tanto Ele falou e esperou. Eu particularmente não só por ser meu Pai, mais por tudo o que Ele representa para Sanfona, que faz parte da vida dele vou dar o meu melhor. Até porque amo o São João, acima de qualquer entidade, pois fui seduzida pelo São João desde de pequena.
    Para não me prolongar mais, peço que Deus e Santa Teresinha derrame bençãos sobre a Sanfona e que cada um procure o seu algo motivador e não lhe deixe ir até que termine o ciclo Junino.
    Kalline Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem, falou bonito Kalline.
      Mas vai da tudo certo sim.

      Excluir
    2. Fico muito feliz em saber que Você entendeu o meu ponto de vista, que não estou criticando sem fundamentos ou base, que estou olhando no geral sem menosprezar A ou B. Isso faço porque paro de pensar apenas no que é bom pra mim e pro meu ego e olho em grupo. O que espero como diretora, mas o que espero como brincante e amante do São João. Talvez esteja nesse processo porque peguei uma coordenação difícil na igreja, tivemos muitos altos e baixos, mas não me deixei abater e na reta final faltando 22 me sinto mais que vencedora, me sinto realizada e sei que vamos alcançar nosso objetivo. Porque agora não somos cada um por sim e sim todos por um só objetivo. Deus no controle e Santa Teresinha intercedendo

      Excluir
  8. Após 5 anos de Sanfona posso dizer que eu estou em 2015 vivendo em uma balança hora positivo outra hora nao negativo mais me perguntando sera que vai da Certo. Eu espero que tudo ocorra bem, pois e um sonho meu Realizado Dançar Luiz. Sobre nosso ensaio espero realmente que voltemos a mostrar nossa Força em impolgaçao, animaçao, amor , raça. Agradeço a Márcia e Dinho pela Materia. Massa demais . E vamos que Vamos Sanfona. Vamos começar a confiar em nos mesmos e soltar o grito que esta dentro de cada um.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de colocar meu nome.
    Gutenberg Santos.

    ResponderExcluir
  10. Márcia e Dinho,

    amo a sinceridade de vocês, sobretudo em um meio e em uma sociedade em que há tanta falsidade! Como sabem, danço quadrilha há pouquíssimo tempo! Comecei em 2012 e estou em meu terceiro ano, pois não dancei ano passado! A cada dia, adquiro mais experiência quanto ao dançar nesse gênero, já que fiz parte de outros (Dança Contemporânea, Jazz etc.). Assim que entrei na Sanfona Branca, primeira e única quadrilha, tive oportunidade de assistir aos vídeos dos espetáculos anteriores! De fato, havia muita energia e união! Foi quando conheci vocês dois, nos vídeos e pessoalmente, e sempre admirei as tentativas de melhorar nosso grupo!

    Este ano, temos um grupo muito bom, em termos de quantidade e de experiência em quadrilhas juninas, mas, como vocês bem disseram, não só se faz o melhor com técnicas ou experiências, mas com sorrisos, alegrias e muita empolgação! Apostando nesses três últimos critérios, é que estou focada e disposta a dar o meu melhor para essa quadrilha tão linda, tão cultural, com o respeito às demais, mas que, sem dúvida, não se afasta da tradição do gênero.

    Admiro todas, procuro não fazer comparações, desmerecer umas e vangloriar outras! Acredito que nosso meio será bem melhor somente no dia em que isso passar a não mais acontecer e sei que vocês dois trabalham duro para que, um dia, isso se torne realidade!

    Agradeço, assim como alguns colegas que já vieram aqui, o apoio e a entrega que sempre têm para conosco e para com o meio junino! Quero contar sempre com a sinceridade dos dois, já que, este ano, abracei uma grande responsabilidade: ser a Rainha do Rei! Espero, de todo coração, transmitir essa energia e essa alegria que falaram no editorial! Quero que as pessoas percebam como a dança encanta, fascina e modifica espíritos e vidas! Quero dizer, através de meus movimentos e sorrisos, que nossa cultura nordestina é rica, é tudo! E quero gritar que Luiz Gonzaga é e sempre será o nosso Rei!

    Um beijo aos dois e vamos embora, Sanfona Branca, pois, depois dessa puxada de orelha, temos muito o que fazer, com humildade, dignidade e pé no chão, mas sempre sonhando, planejando e concretizando!

    Abraços a todos,

    Alessandra Carvalho (QJSB, Rainha 2015)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sempre a vontade para participar do blog Alessandra. Precisei ser um pouco mais sincera dessa vez. Obviamente enxerguei uma pequena minoria que nos transmite ALEGRIA . Porém a maioria não. Vc está entre os poucos que estão dignos de elogios. Parabéns!

      Excluir
    2. Que bommm! Risos! Seja sempre bem vinda!!!!! Precisamos ouvir todas as construções! Queremos o melhor! Beijos e apareçam mais!

      Excluir