terça-feira, 21 de maio de 2013

30 ANOS DE FAZENDA LAMPIÃO- Matéria Especial



    
E Tá chegando o dia do Encontro dos Encontros de Quadrilhas Juninas.

 É TRISTE QUE O 30º ENCONTRO DA LAMPIÃO não seja em nossa Mangabeira, mas o QUE IMPORTA É QUE O ENCONTRO VAI ACONTECER E EM 2 DIAS ( 25 E 26 DE MAIO).

      São 30 anos de uma linda história, de tantos grandes feitos e conquistas dessa Quadrilha que é com certeza um dos mais importantes e significativos grupos juninos do nosso Estado. A Quadrilha Junina FAZENDA LAMPIÃO que ousou, implantou e rompeu barreiras. Lampião brava que introduziu em nossa cidade os figurinos padronizados, que trouxe o  Nordeste pra dentro de si; Lampião que veio cênica, que progrediu, regrediu, parou mas inacreditavelmente nunca CAIU, sempre regular, sempre entre as 5 primeiras colocadas e em sua maioria sempre no pódio dos concursos daqui. A mais viajada da Paraíba ( Aracajú -SE, Blumenau –SC, Chapecó-SC, Concórdia-SC, Ponta Grossa-PR, Cataguazes-MG, Natal-RN, Fortaleza-CE, Caruarú-PE entre outras viagens), a mais original, a mais tradicional e quadrilha contradança de pares, onde o cortejo prevalece. Eu dancei 24 anos, e, portanto tenho propriedade pra falar do que aqui falei. Mas o melhor mesmo é ouvir LÉO o “CORONÉ CHUMBINHO”( pai, dono e ex-marcador), PAULO HENRIQUE( filho e atual marcador e coreografo) e PEDRO LÁZARO( filho mais velho de Léo, já criou coreografias em anos anteriores e hoje é o noivo da quadrilha). Entrevistei-os e é lindo viver essa transição DE PAI PRA FILHOS que juntos vem nos apresentar o sonho da TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

ENTREVISTA:

Coisas Juninas O tema: “NUM SOLO PRODUTIVO E RICO, NO PEITO DO NORDESTE PULSA O CORAÇÃO DO VELHO CHICO”, trás em si uma realidade da nossa região que pela realização da transposição a anos, nos fale um pouco sobre seu tema.
PAULO HENRIQUE – O trabalho vai se desenvolver em cima dos noivos e do rio. A importância da água, da transposição para o povo do sertão, os dias quentes sem água, as noites frias, a esperança e a alegria desse povo, que no meio de tanta dor não perde o sorriso e a vontade de vencer, a esperança de dias melhores.
Coisas Juninas – Não perdem a alegria em festejar São João também né? Paulo, você fala que o trabalho se desenvolve em torno dos noivos e da importância do rio, como ambas estórias se entrelaçam?
PAULO HENRIQUE – Pesquisei na internet e encontrei uma reportagem que se desenrola num pequeno vilarejo, no qual a Seca está forte, matando não só animais, mas pessoas também. Então um Fazendeiro rico fica triste diante a situação do povo e se dispõe a ajudar esse vilarejo. Todos os dias leva um caminhão pipa pra distribuir água. Com base nessa reportagem elaborei o desenvolver do tema, o noivo será esse fazendeiro e que irá se apaixonar por uma pobre moça desse povoado, ela tem receios em namorar o fazendeiro rico. Por isso a música: “Quero Ter Você”, pois o fazendeiro quer casar com a moça.... Quando você vê o figurino , vai entender melhor algumas partes da quadrilha.
Coisas Juninas – É o seu primeiro ano como Marcador e coreografo total da Lampião. Qual o sentimento em alcançar esse posto e sendo da forma que foi DE PAI PRA FILHO?
PAULO HENRIQUE – Pra ser bem sincero, as vezes fico muito feliz, as vezes fico muito triste pois o amor que eu sinto em dançar quadrilha é grande, e alguns brincantes me deixam triste pois dizem amar , mas tudo da boca pra fora. Eu esqueço tudo quando estou dançando, me concentro naqueles minutos e esqueço quem me faz mal. Assim consigo dançar com emoção, com o coração, independente de qualquer coisa eu e minha família, que desde criancinha me ensinaram a dançar com amor.
Coisas Juninas – Quais suas expectativas pra esse ano?
PAULO HENRIQUE – Que o trabalho seja bem realizado, da forma que imagino. Minha maior felicidade não são os títulos ou premiações, mas desde do ano passado procuro levantar o nome da FAZENDA LAMPIÃO, não que tenha sido apagado, mas tava um pouco esquecido e hoje tenho certeza que a Lampião está nas expectativas das pessoas, estão esperando um trabalho continuo depois do ano passado. Uma coisa que costumo dizer aos que conversam comigo é “QUEM UM DIA IRÁ DIZER QUE NÃO EXISTE RAZÃO NAS COISAS FEITAS PELO CORAÇÃO”. Danço, canto, grito, fico chateado, fico alegre, mas tudo isso porque eu gosto de coração e espero continuar transmitindo emoção a todos que gostam da Lampião.
Coisas Juninas – Não diria “esquecida”, diria desrespeitada.
PAULO HENRIQUE – Isso, essa palavra é melhor.
Coisas Juninas – Lampião 30 anos, essa história se resume em?
PAULO HENRIQUELampião 30 anos, essa História se resume em” Se chegamos até os 30 anos, foi com ajuda do nosso Deus, como diz na Bíblia “ EXISTE O TEMPO CERTO DE TODAS AS COISAS”.

Coisas Juninas - A Lampião sem nenhuma dúvida é uma das mais influentes Quadrilhas Paraibanas, e escreveu grandes feitos na historia junina do Estado. Quais desses feitos você citaria como os mais importantes?
PEDRO LÁZARO - Eu cito como o mais importante, a diversidade dos nossos temas em todos esses anos. Demos espaço para outras quadrilhas ousarem mais quanto aos temas, até nós mesmo, inovando do figurino à evolução de se dançar. Falamos de Vaqueiro à cangaceiro, ceda a chita, festa matuta a bodas de prata; Falamos das riquezas do nosso estado como o algodão colorido como toda a cultura do nordeste e do Brasil em geral sem nunca perdermos nossa autenticidade e isso sem duvida é nosso maior feito.
Coisas Juninas - Como se sente sendo noivo numa data tão comemorativa, e em um ano tão importante, onde seu pai passa a quadrilha pra vocês?
PEDRO LÁZARO - Mais do que a data comemorativa e do ano importante, estou realizando um sonho de infância. Sempre soube da importância que é o casal de noivo para uma quadrilha e queria sentir esse valor, essa honra, essa dificuldade de representar o destaque de maior peso numa quadrilha e só agora, 13 anos depois que entrei na Fazenda Lampião, que estou realizando um sonho. Fico ainda mais feliz sim com a data dos nossos 30 anos e farei o que minha família sempre fez... dançar quadrilha.
Coisas Juninas - O tema desse ano, trás em si muita atualidade e também é um tema político. Quais suas expectativas para esse ano tendo mais um tema tão lindo e forte?
PEDRO LÁZARO - Minha expectativa com o tema é, primeiramente, descrever o nosso tema bem como ele é, fazendo com que o público viaje junto conosco ao grandioso Rio São Francisco e vejam o quanto nossas terras nordestinas são maravilhosas, ricas e produtivas. E em segundo plano, dar mais um passo em forma de cultura a essa tão sonhada transposição ao meio político-social de todos que nos assistirem sem sair da verdadeira intenção que é festejar o São João, o casamento, a festa junina.
Coisas Juninas - O q você sente em saber  que o seguimento Fazenda Lampião está nitidamente sendo de pai pra filho? Faltando agora apenas sua irmã pra completar?
PEDRO LÁZARO -  Vejo como um "empresa" na qual os pais passam de pai para filho. Porém nas empresas é quase uma obrigação os filhos seguirem o caminho dos pais e no caso da quadrilha foi tudo por amor. Amamos pensar em temas, amamos ensaiar, amamos escolher músicas, amamos detalhar figurinos, amamos fazer essa festa do São João acontecer, e que venha minha irmã Beatriz e cresçamos juntos em uma nova família dentro da quadrilha que por sua vez chamada, Fazenda Lampião.

Coisas Juninas - LEONILSON, o que o Coroné Chumbinho sente ao passar seu posto de marcador para um de seus filhos e justamente num ano tão comemorativo para a Lampião?
CHUMBINHO - Muito orgulho, porque eu sei que a identidade cultural da nossa quadrilha não iremos perder e porque ainda estou dançando e lapidando alguma coisa, tendo Paulinho e Pedro a frente desta quadrilha não existe coisa melhor fruto que plantei e estou colhendo. Um grande desafio para Paulo mais ele está saindo muito bem.
Coisas Juninas - O Tema 2013 trás em si muita atualidade e também não deixa de ser político. O que você como idealizador do tema pretende alcançar? Quais as expectativas perante esse tema tão lindo?
CHUMBINHO - Em principio eu quero mostrar a importância da água para o nordestino, é que mesmo antes do Brasil ser descoberto já existia essa ideia da transposição só que já se passaram mais de 500 anos e o Nordeste sempre ao Deus dará, é que nós nordestinos temos o nosso valor não o valor do voto como acontece sempre na politica mais o valor quanto ser humano.
Coisas Juninas - Você continua sendo parte importante da Lampião mesmo não sendo o marcador oficial. Portanto não existe pessoa melhor que você para definir a História da Lampião e do Coroné Chumbinho em uma frase...se é que é possível.
CHUMBINHO - Posso por todas as coisas Naquele que me fortalece. Em Mangabeira tem Lampião não é brincadeira é na verdade são 30 anos de muita emoção...
Coisas Juninas - "MUITA TRADIÇÃO TAMBÉM." Léo, são 30 anos. Quando você fundou a Quadrilha você imaginava a proporção, a dimensão de tudo o que o grupo e especialmente você alcançaria?
CHUMBINHO - Não porque ela começou na Torre como uma brincadeira de amigos, em 83 em Mangabeira as coisas passaram a ter outro rumo, com a chegada dos componentes, dos moradores, e da comunidade que foi muito importante na época e a paixão dos dançarinos que foi fundamental para a continuidade dos trabalhos, que até hoje as pessoas que dançam na Fazenda Lampião aprendem primeiro a gostar dela depois surge à vontade de dançar. Agradeço a todos...
Coisas Juninas - A Lampião sem nenhum dúvida é uma das mais influentes Quadrilhas Paraibanas, e escreveu grandes feitos na historia junina do Estado. Quais desses feitos você citaria como os mais importantes?
CHUMBINHO - Preservar a originalidade e a identidade cultural do Nordeste, principalmente do estado da Paraíba. Sempre com temas regionais.
Coisas Juninas - Como formador cultural, você ainda consegue enxergar uma quadrilha genuinamente Paraibana nos dias de hoje?
CHUMBINHO - Tratando de dança de cortejo, que é a quadrilha sim, mais tratando de figurantes não, daqui a 2 anos, não vai existir mais as Quadrilhas. Muitas estão acabando por falta de matéria humana. Nós tínhamos mais de 100 quadrilhas hoje só nos resta 26.
Coisas Juninas - E a emoção em ver os filhos a frente, falta só Beatriz dançar com você pra completar tudo...mas fala da emoção?
CHUMBINHO - Só vivendo pra saber, é muito gratificante ver a dedicação e a valorização deles em se entregar por completo ao mundo cultural, Beatriz na hora certa ela vai estar para a felicidade ser completa, as ideias novas de juventude junto com a experiência.
Coisas Juninas - E sua ideologia e sonho de um verdadeiro SÃO JOÃO? COMO SERIA?
CHUMBINHO - Que voltasse a ter aqueles encontros de rua, que o povo participasse com os pavilhões uma verdadeira festa do interior e que não existissem tantas rivalidades estre as quadrilhas, que as mesmas dançassem para o povo na rua onde é seu lugar. Depois do concurso muitas quadrilhas acabam. Preparam-se tanto para um dia só.
Coisas Juninas - Conclua com uma mensagem a todos os quadrilheiros, especialmente o seus brincantes... Todas as dezenas de pessoas que por aí passaram, as que estão e as que somente admiram.
CHUMBINHO - É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE UM AMANHÃ.


Parabéns Chumbinho, Paulo e Pedro, e  MUITO OBRIGADO! Agradeço não somente como dona do blog, mas especialmente como uma eterna Lampião, foi aí que conheci meu esposo Dinho, e tenho certeza que ele também agradece. Valeu mesmo!


O rio que corre pro mar

É o sonho que se vai do Sertão;

Por lá raramente se chove

E a água não se guarda não;

O Nordestino que sofre na seca

Clama pela  TRASNPOSIÇÃO.
(Márcia Martins)

Feliz São João!
Márcia e Dinho Bocão 


























Pois certamente muitas famílias se iniciaram na Lampião, nós somos uma delas.


18 comentários:

  1. Esta sim Tem HISTORIA...Parabens Márcia Martins,mais uma vez nos presenteando com uma historia de luta e garra destes grandes.Clênio Allison

    ResponderExcluir
  2. e são trinta anos e parece que vivemos os trinta,mesmo não estando na lampião me considero uma também pois cada um que passou por ai sabe verdadeiramente o gosto do brincar são joão. parabéns lampião e desejo mais trinta ano de sucesso e vitorias. Joelba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí? ela acertou "coisar' no blog kkkkkkkk VALEU JOELBA.

      Excluir
  3. As fotos falam por si só de toda essa história. *-*
    Muito emocionante tudo isso. Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo belíssimo trabalho no blog e pelo belíssimo trabalho representando a nossa Lampião nesses 26 anos citados.
    Tenho minhas surpresas debaixo da manga como noivo para este ano mas NADA se compara aos eternos e marcantes "NOIVOS DE VERMELHOS". <3
    Vlw Márcia e vlw Fazenda Lampião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff Pedro, noiva de vermelho, noiva grávida, noiva de preto a Lampião já teve de tudo...mas como noiva dentro da Lampião, meu melhor ano foi 2004. E como noiva junina sem dúvida em 2008. Mas sobre vc...poxa vc tá dando show e o bom de ter que esperar por 13 anos pra realizar seu sonho, é que o seu tempo oferece espaço pra você mostrar todo seu talento. Antes na Lampião não havia isso, então nada melhor que:O SEU TEMPO, É O TEMPO CERTO,compreende? SUCESSO VC JÁ É, ENTÃO CONTINUE DANDO SHOW VIU? PARABÉNS.

      Excluir
  4. lindo Marcia otima reportagem... Parabens

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNSSSS Márcia... Confesso que me arrepiei toda ao ver essa matéria e principalmente as fotos, lembrança da minha infância! pra mim a noiva mais linda foi a do vestido vermelho e se não me engano foi vc né? Meus Parabéns a vc e a lampião que nesses 30 anos construiu uma historia tão linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiveram 3 noivas de vermelho....eu fui a segunda. AGRADEÇO A PARTICIPAÇÃO

      Excluir
  6. parabéns márcia pela reportagem linda, parabéns pela iniciativa e de pessoas com vc q a nossa cultura precisa, precisamos juntar os nossos cacos de cultura e tentar ser o melhor possível pq se deixar o nosso mundo quadrilheiro vai acabar um abraço pra vcs FAMILÍA FAVELA (MECINHO)

    ResponderExcluir
  7. LINDA DEMAIS, É MUITO BOM VER E SABER QUE A TRADIÇÃO VAI SEMPRE CONTINUAR NA FAZENDA LAMPIÃO, QUADRILHA ESSA Q FIZ PARTE DURANTE DEZ ANOS E SEMPRE VAI ESTAR GUARDADA DENTRO DO MEU CORAÇÃO. ESPERO QUE ELA CONTINUE E SOBREVIVA PASSANDO POR CIMA DAS DIFICULDADES QUE TODOS NÓS PASSAMOS PARA QUE AS QUADRILHAS DA PARAÍBA SOFRE PARA REALIZAR O NOSSO SÃO JOÃO. PARABÉNS MÁRCIA MARTINS PELAS BELAS REPORTAGENS, VOCÊ É NOSSO SÃO JOÃO VIVO. GUTENBERG SANTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUTO ADOREI A FRASE Q SOU SÃO JOÃO VIVO... SENT-ME MAIS VELHA DO QUE SOU KKKK, BRINCADEIRA ENTENDEI O RECADO E FICO LISONGEADA POR ME VERES ASSIM. VALEU.

      Excluir
  8. Como não comentar ou não falar sobre uma das lendas do São João de João Pessoa " A LAMPIÃO". Muitos não sabem minha história e como começou a minha relação com o ciclo junino, pois me lembro criança e escutava os ensaios começar ainda no pavilhão e chamava minha Mãe para irmos e achava aquilo encantador e sempre disse: Um dia Eu estarei ai! Nunca perdi se quer um concurso em que a Lampião participava (será que não era fanática)mas concurso de Tambiá, hoje extinto,concurso de televisão me lembro até hoje da Doriana,quem é antigo vai lembrar e tantos outros. Bem, fiz 15 anos, isso também a 15 anos atrás e pedi ao meu pai, hoje dono da Sanfona Branca de presente, quero dançar na Lampião e Ele disse: Esse ano não, mas no próximo e assim esperei e tenham certeza que cobrei. E para mim sempre LÉO O CORONÉ CHUMBINHO,sabe contar essa história melhor que ninguém o vai e volta e até Ele dizer traga Ela. E esse foi um dos dias mais importante de minha vida, vive muita coisa boa e muita coisa que não foi legal, mas o importante que Vive. Conheci pessoas muito importantes como Você Márcia e Dinho e que me apoiaram muito, e sabem mais do que ninguém do meu Amor pela Lampião e por tudo o que vivemos. Só posso desejar a todos da Lampião que esse ano seja de muitas conquistas e felicidades. Parabéns Léo, Paulinho, Pedro Lázaro pelos 30 anos da Lampião! E a você Léo por ter me dado a oportunidade de realizar o meu sonho e tenha certeza que cada momento vivido na LAMPIÃO foi com imenso amor. Kalline Kellia! P.S. Márcia só Você e suas reportagens para fazer me debulhar em lágrimas revivendo o passado e abrindo o meu coração, apesar de saber que sou tão criticada por minhas decisões. Meu coração bate sim apesar de amar o Azul o Vermelho corre em minhas veias. Te Adoro Favelinha! Meu 1º momento feliz no São João 2013. (Pura Emoção)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalline...agradeço a participação e também por suas belas palavras. O São João existe ano a ano, tenta desviar-se das coias chatas e irritantes e VIVA O SÃO JOÃO MINHA AMIGA. BORA SIMBORAAAAA

      Excluir
  9. aqui te parabenizo pelo desempenho,com essas entrevista conhecer a valorização de alguns grupos junino que restam na capital,e a lampião pelo tema,que faz parte da atualidade irá mexer com muitos que iram a assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil...eu é quem fico grata por sua participação no Blog. Valeu

      Excluir