terça-feira, 28 de maio de 2013

VAMOS "FESTEJAR" SÃO JOÃO....




VAMOS FESTEJAR SÃO JOÃO....
Me decepciona pessoas que tanto amam o São João fazerem feio diante dele. Pessoas que tem anos de quadrilhas e não sei o que acontece, pois a maturidade parece não vir com a idade e experiência.
Durante o Encontro da Lampião vi uma cena que me deixou triste, chateada. Alí, minutos e segundos antes de ficarem em formação para a apresentação, já dentro do arraiá integrantes de um certo grupo discutindo entre si, voz alta, dedo apontado...Pareciam esquecer que estavam arrodeados de gente né? Um até se entronchar todo se entronchou diante a admiração que muitos demonstravam naturalmente  assistindo a Lageiro Seco... Fiquei com essa imagem na cabeça e não posso ficar calada.
Qual o problema? A mudança de todas ou você saber que é mais difícil vencer da forma que está? Porque não me venha com balelas e falar que dança por dançar...todos querem sim ganhar concursos. Como falei, uns visam somente isso e outros não. O importante é unir a seriedade nos ensaios, pra curtir todas apresentações brincando. Sejam elas em concursos ou nos Encontros.
Outro ponto que muito me chama atenção, é que muitos não sabem defender suas ideologias, seus conceitos e o mais importante seus espetáculos, sem criticar os demais. Defender o seu é focar nele! Se tem oportunidade em internet, fale sobre seu Tema, convide as todos, defenda sua tese. Até porque se você ficar pesquisando o tema dos outros pra formar suas criticas, está  vacilando e não percebe  o tempo que perde em aprimorar o seu. Quem ama faz o seu e se esforça pra conviver com os defeitos dos outros sem criticar tanto.
Eu tenho tantas criticas, tenho esse espaço aqui pra rasgar o verbo... Porém por amor ao Festejo prefiro elevar o belo que existe nele. Lamento meu Estado está sem identidade junina, porém não é por conta disso que irei parar nisso e ser mais uma pessoa negativa no ciclo da vida. Festejar, vem de "festa" e festa é sempre alegria e confraternização. AMO O SÃO JOÃO, AMO A DANÇA QUADRILHA, GOSTARIA QUE MUITA COISA NÃO TIVESSE MUDADO TANTO, CONTUDO SE NO DIA A DIA TUDO TEM MUDADO IMAGINA CULTURALMENTE FALANDO?! O Festejar depende de nós, dependem de cada um de vocês quadrilheiros, da força e do respeito que cada um tem por essa cultura chamada QUADRILHA JUNINA.
SE VOCÊ CONSEGUE ENSAIAR SEM BRINCAR, TENHA CERTEZA QUE CONSEGUIRÁ APRESENTAR-SE BRINCANDO. Eis a diferença.



Vamos lá pessoal

O arraiá tá montado

Cavalheiro pegue o chapéu

E a dama o vestido rodado

Cumprimente e balancei ela

Pra começar o xaxado.



Por favor faça alavantú

E depois o anarriê

Marque o passo bem arretado

Prá o povo vir nos vê

Se não tem plateia olhando

Eu danço só pra você.


O povo mudou tudo

Nem ligam pra tradição

Proibiram as fogueiras

E também soltar balão

Daqui a pouco some o milho

Ninguém toma mais quentão.



Por você a gente briga

Sem precisar de confusão

Cada quadrilha faz o seu

Que grande admiração

São João festa mais linda

Que alegra o coração.
(Márcia Martins)





8 comentários:

  1. Boa colocação Márcia... Como você disse, infelizmente nosso estado esta sem identidade junina, graças a imaturidade de alguns brincantes que preocupam-se mais em criticar do que focar em seu trabalho. E os grupos que tentam faze-lo, dizem-se os melhores esnobando os outros grupos menores. Mas ainda acredito que um dia possamos ver um dia essa realidade ser mudada, afinal obstáculos estão para serem vencidos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curto grupos grandes que esnobam os pequenos. Quem de fato é grande, tem coração e visão grande e sabe que de uma certa forma é referência, portanto. Ajude e contribua dando bom exemplo a quem está começando. Se não nos ajudarmos, nosso Festejo acabará.

      Excluir
  2. Infelizmente Márcia, realmente a nossa cultura está dessa forma pela falta de caráter, bom senso, e pessoas que queiram ser CULTURA e não somente BRILHO. Mas eu acredito que ainda existam sim aqueles que amam o que faz, e eu espero muito que todo esse momento destrutivo (ou essas pessoas destrutivas) passe e voltemos aos nossos grandes e maravilhosos dias de são joão de cultura, amizade e muita animação! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua frase: "pessoas que queiram ser CULTURA e não somente BRILHO." Parabéns a vc pela excelente colocação.

      Excluir
  3. Não vou comentar Desculpas ai, Mais não tenho palavras. Valeu ....
    Gutenberg Santos.

    ResponderExcluir
  4. Lendo seu texto Márcia,recordei da fala de um palestrante,num evento de formação para as quadrilhas que há tempos foi promovido pela FUNJOPE e Liga, a propósito bem que essas poderiam voltar,o mesmo ao abordar a temática das mudanças no mundo junino,resumiu tudo numa ideia que compartilho e queria deixar como lembrete a todas as pessoas que se dizem quadrilheiras: O SÃO JOÃO PODE ATÉ PERDER A CARA, SÓ NÃO PODE PERDER O SEU SENTIDO! É como você tão bem expressou Márcia:"O importante é unir a seriedade nos ensaios, pra curtir todas apresentações brincando. Sejam elas em concursos ou nos Encontros." Aproveito o espaço para parabenizar você e Dinho pela contribuição dada a visualização das quadrilhas juninas, em especial da cidade de João Pessoa, bem como a Fazenda Lampião, pelo sempre congregador Encontro que realiza.Pude rever amigos de tantas quadrilhas e pude sobretudo celebrar a festa,Todos unidos em uma única causa: Manter viva essa manifestação cultural que nos toma conta, que nos emociona, que nos contagia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, é exatamente isso, NÃO PERDER O SENTIDO. Mas a gente tenta argumentar e na maioria das vezes é mal interpretado ou simplesmente ignorado....Mas enfim VIVA A SÃO JOÃO

      Excluir